Primeira Feira Literária de Canudos conta com a participação da Bibex

Reconhecida pelo valor histórico devido a Guerra de Canudos, que aconteceu há 122 anos, a cidade localizada a 400 quilometros da capital baiana, promove a primeira Feira Literária de Canudos (Flican).

De 21 a 24 de novembro, a Flican incorpora ações educativas com o objetivo de promover e incentivar a leitura, além da criação de produtos literários pelos alunos da rede de escolas do município e do entorno. Um dos destaques da grade de programação é a Flicanzinha, com foco no público infantil.

E a Biblioteca de Extensão (BIBEX) estará atuando com o objetivo de incentivar o gosto pelo livro e pela leitura. Durante toda a Flican, a unidade móvel da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) desenvolve atividades gratuitas que pretendem reunir pessoas em torno da leitura, da arte, da cultura e do entretenimento. Segundo Rosemaura Santos, diretora da unidade, "atividades como contação de histórias, oficinas criativas, jogos e brincadeiras entretém o público, trabalhando valores éticos, culturais e sociais".

A Flican é uma realização da UNEB, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canudos, a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Educação e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia. Contando, ainda, com o apoio da FPC, Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), o Centro de Estudos Euclydes da Cunha, UESB e UCSAL.

Nesta primeira edição, a Flican homenageia duas personalidades basilares à história e à cultura do país: o peregrino Antônio Conselheiro e o escritor Euclydes da Cunha.

A Biblioteca de Extensão (Bibex) promove diariamente atividades de incentivo a leitura ao público infantil através de projetos como o Lê Bairros e o Domingo na Praça. Outro ponto forte da Bibex é a participação da unidade móvel que circula por todo o Estado da Bahia levando as atividades à população do interior. A unidade é integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon. Fundada em abril de 1965, a Bibex tem como destaque as contações de histórias e as brincadeiras lúdicas visando o incentivo a leitura.