Pró-semiárido, unidade de beneficiamento e quintais produtivos em destaque no Rural Produtivo

O Rural Produtivo deste sábado (12) vai falar do projeto pró-semiárido, que vem mudando a realidade dos agricultores. O programa vai mostrar também a instalação de uma unidade de beneficiamento em Antônio Gonçalves, e vai exibir mais um quintal produtivo, em Campo Formoso, que vem transformando a realidade da comunidade. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Jacobina, o projeto Pró-semiárido vem melhorando a vida dos agricultores que, mesmo com a escassez de água, produz diversas frutas, grãos e raízes. Através da união de um grupo de trabalhadores foi fundado o assentamento Alagoinha, no Território Rural Mandacaru, onde criaram, em 1996, uma associação para organizar agricultores. Na região, o grupo intitulado ‘Guerreiras das Delícias da Tapioca’ reúne 22 mulheres, e tem o objetivo de trabalhar a valorização e empoderamento das quituteiras. Hoje, através da orientação de técnicos do projeto, as mulheres encontram-se capacitadas para tirar o próprio sustento dentro da comunidade, através da comercialização de biscoitos de goma, avoador, suspiros e outros .

Ainda sobre o projeto Pró-semiárido, o Rural Produtivo vai mostrar a instalação de uma unidade de beneficiamento na comunidade quilombola de Bananeira dos Pretos, em Antônio Gonçalves. O investimento de aproximadamente R$ 370 mil na construção da agroindústria da cana de açúcar, traz novas perspectivas para os agricultores da região. A obra, que está em andamento, permitirá a fabricação de produtos dentro de padrões sanitários e de comercialização, através da união com a associação. A comunidade está recebendo capacitação técnica e participa de oficinas de boas práticas de manejo para extrativismo do licuri, consultoria, estudos de viabilidade agrícola e encontro misto étnico-racial.

Em Campo Formoso, na comunidade quilombola Casa Nova dos Amaros, cerca de 68 famílias estão em fase de implantação dos quintais produtivos. Um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), exclusivo para as comunidades quilombolas, vem permitindo o desenvolvimento de três comunidades, por meio do projeto Bahia Produtiva. Os agricultores recebem assessoria técnica dos agentes comunitários rurais e tem garantido uma melhora na produção, com a maior parte dos produtos já sendo comercializados na feira livre do município.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: Ascom/ IRDEB