Produção de café, farinha e abacaxi da Chapada são destaques no Rural Produtivo da TVE

Palavras-chave:
Foto: Camila Souza/GOVBA

O Rural Produtivo deste sábado (27) visita a Associação Quilombola de Baixa Vistosa, na Chapada Diamantina, para conhecer a casa de farinha e a história dos seus associados. Também na região, o programa mostra a trilha do café na Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos e a Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba que produz  abacaxi. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

A produção de café, mandioca, mamona e maracujá da Associação Quilombola de Baixa Vistosa, beneficia hoje cerca de 140 famílias. Com a mandioca, seu carro chefe, a associação produz além da farinha, tapioca e beiju, produtos que ajudam na renda familiar dos agricultores. No programa, os telespectadores vão conhecer o processo de produção e preparação do produto para comercialização.

A Bahia tem uma média de dez mil cafeicultores com uma área total de produção de 130 mil hectares. O programa vai mostrar o processo de produção e a qualidade do café orgânico produzido por agricultores familiares da Cooperbio, em Seabra, principais produtores que movimentam essa economia na região.

Em Itaberaba, a Cooperativa Agroindustrial Coopaita reúne os produtores de abacaxi. Fundada em 2003, atende hoje 140 famílias e sua produção é realizada através da cultura de sequeiro, ou seja, sem irrigação. Por conta disso, os produtores dependem dos fatores climáticos para conseguir um bom desempenho. O programa vai contar um pouco da história da cooperativa e mostra como é feito o processo de produção e comercialização do produto. A cooperativa foi selecionada no edital de Alianças Produtivas do Projeto Bahia Produtiva e recebeu apoio do Governo do Estado.

O programa exibe ainda uma receita tradicional do povo indígena Tapuya, passada de geração em geração, a Malamba, também conhecida como engrossado de milho.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas