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Professores e gestores das escolas estaduais planejam o segundo semestre letivo na Jornada Pedagógica
Publicado em sex, 21/07/2017 - 18:41 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Esta sexta-feira (21) foi de planejamento para os professores e gestores das escolas estaduais da capital e do interior, que participaram, durante todo o dia, da 2ª etapa da Jornada Pedagógica 2017. Com o tema “Escola e comunidade para educar e transformar”, os educadores fizeram, coletivamente, uma avaliação dos projetos desenvolvidos no primeiro semestre e organizaram e planejaram o trabalho pedagógico para o segundo semestre letivo, com o envolvimento de estudantes e de familiares com assento nos Colegiados Escolares. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou ativamente do planejamento com gestores dos Colégios Estaduais Raphael Serravale, na Pituba, e o Governador Roberto Santos, no Cabula.
Pinheiro falou sobre a importância do eixo pedagógico para a melhoria da Educação. “Esta é uma das ações das mais importantes na Educação, é um processo pedagógico determinante. Estamos inovando com a segunda Jornada Pedagógica neste ano e espero, inclusive, que a gente inicie o próximo ano com a completa reestruturação pedagógica, com a presença do coordenador pedagógico em cada escola”, afirmou.
Pinheiro também falou sobre as medidas adotadas pela Secretaria para a reestruturação física das escolas e para a valorização dos professores e profissionais da Educação, sempre ressaltando a importância deste diálogo e do processo de escuta. “Nós estamos mexendo na estrutura física das escolas, mas o mais importante é a gente fazer isso, é a valorização do professor, a formação continuada, é a produção de conteúdos com a participação das escolas e, principalmente, este eixo pedagógico. Portanto, aqui mais do que inovar, o importante é a gente ir para a ponta, pois quem faz a transformação é a escola que tem os especialistas. Esta proximidade é para fazer a ausculta e ver se é possível tentar resolver um dos problemas graves que a gente tem no Brasil onde a escola funciona e o que não funciona é a Educação”, destacou.
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
O diretor do Colégio Estadual Raphael Serravale, Ramilton Cordeiro, disse que a segunda etapa jornada pedagógica aprimora o trabalho. “Este segundo momento é muito importante porque é uma avaliação de tudo que foi aplicado, de tudo que foi planejado no início de ano, se funcionou e o que precisa ser aprimorado”, afirmou. Segundo ele, os projetos fora da sala de aula são os mais exitosos. “Percebemos que os projetos que planejamos na primeira etapa da Jornada Pedagógica e que foram aplicados fora da sala de aula como os trabalhos de campo, com arte, com música, por exemplo, tornaram o ensino lúdico e ampliam as aprendizagens dos estudantes”.
A líder de classe, do 9º ano, Denise Santos, 17 anos, avalia o envolvimento dos estudantes na Jornada Pedagógica. “É gratificante os alunos estarem participando, revendo o que foi feito e sabendo como progredir na escola. Aqui podemos dar nossas sugestões sobre projetos, sobre a relação com os professores e até sobre melhorias na escola”, comentou.
No Colégio Governador Roberto Santos, o diretor Adson Silva, fala que a Jornada Pedagógica também contribui para otimizar a gestão e ressalta a participação da Secretaria neste processo diretamente nas escolas. “A jornada tem uma característica diferente porque é um momento em que a gente pode parar com todos os professores para fazer a avaliação das coisas que aconteceram e aquilo que precisa ser melhorado. A vinda do secretário e da sua equipe, além de reforçar este entendimento, nos deu mais apoio e a certeza de que estamos no caminho certo”.
No Colégio Estadual Rotary, no bairro de Itapuã, em Salvador, a comunidade escolar realizou, junto com a Jornada Pedagógica, o projeto Novos Rumos, com palestras de motivação e um bate-papo com diversos profissionais escolhidos pelos próprios alunos sobre temas voltados à carreira. No interior, a segunda etapa da Jornada Pedagógica mobilizou professores em várias unidades escolares, como o Complexo Integrado de Educação, em Ipiaú.
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