Professores participam de formação sobre aprendizagem criativa no ICEIA

Foto: Iuri Rubim

Mais de 40 professores e gestores dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) participaram, nesta segunda-feira (4), de uma formação sobre aprendizagem criativa, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. O ICEIA, que foi a primeira Escola Normal da cidade, inaugurada em 1939, foi completamente reformado pelo Governo do Estado e, nesta nova fase, voltará a ter um papel de destaque na formação e na integração com a cidade. Desta terça até sexta-feira (5 a 8), o ICEIA sediará o XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que, pela primeira vez, será sediado na Bahia.

A formação sobre Aprendizagem Criativa contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que falou sobre esta reconfiguração do ICEIA. “Esta formação aqui hoje mostra as novas práticas que iremos adotar neste espaço, com cursos nas diversas áreas, onde também funcionará um novo teatro integrado ao novo pacto de formação educacional”, afirmou Pinheiro, ao destacar a estratégia de expansão dos CJCC na rede estadual. “Nós já temos cinco Centros Juvenis no Estado, estamos implantando mais três, em Irecê, Jequié e Feira de Santana e pretendemos chegar com os Centros Juvenis em todos os Territórios de Identidade da Bahia, porque os centros são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional e oferecem inúmeras possibilidades de aprendizagem aos nossos estudantes”, afirmou.

A formação, iniciada nesta segunda-feira, é parte do projeto “A Aprendizagem Criativa na Rede dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da Bahia”, que foi selecionado para o “Desafio Aprendizagem Criativos Brasil 2018”, uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com a MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. A ação visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a Educação mais colaborativa e prazerosa, além de apoiar agentes no avanço de práticas de aprendizagem criativa.

A atividade terá continuidade online, por seis semanas, com gestores e professores dos CJCC de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Barreiras. A iniciativa também envolve os futuros gestores do CJCC que será instalado em Jequié. O coordenador dos CJCC, Iuri Rubim, disse que a formação sobre aprendizagem criativa resultará na oferta de cursos de Robótica, Programação e Reinvenção das coisas em todos os Centros Juvenis. “Esta formação vai se desdobrar nos cursos e tem tudo a ver com o Virtual Educa que contextualiza a Educação com estes temas contemporâneos. Todo o trabalho refletirá na renovação dos cursos ofertados nos CJCC”, afirmou.

A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, que também foi responsável pelo projeto junto com Iuri Rubim, conta sobre a parceria do MIT Media Lab. “Em maio, nós dois visitamos o MIT Media Lab, em Boston, nos Estados Unidos, e conhecemos escolas com experiências na aprendizagem criativa. Tudo isso está nos ajudando na implementação do nosso projeto com as oficinas e a formação dos professores”, afirmou.