Professores participam de formação sobre Classe Hospitalar em Feira de Santana

Palavras-chave:
Professores da rede estadual de ensino de Feira de Santana e região participaram, nesta segunda-feira (30), da aula inaugural da terceira turma da Formação Continuada em Classe Hospitalar/Atendimento Domiciliar promovida pelo Estado da Bahia. A iniciativa faz parte do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares  (SARAHDO), que visa garantir a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão enfermos em leitos hospitalares ou em suas casas, o direito de darem continuidade aos seus estudos, a partir dos conteúdos abordados nas diversas áreas do conhecimento.
 
A aula inaugural aconteceu na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19) onde será realizada a formação com 40 educadores da área de atuação do NTE. O professor Reinaldo Mota, que leciona a disciplina de Matemática na Escola Estadual Godofredo Filho, em Feira de Santana, é um dos participantes e falou sobre o interesse por este aperfeiçoamento. “Eu penso que é uma condição inovadora de ensino e aprendizagem para nós professores e para os alunos que se encontram nos leitos hospitalares ou em atendimento domiciliar”, acredita. A professora Andréa Lorena Coloma, que ministra a disciplina Educação Física, no Colégio Modelo de Feira de Santana, também contou sobre suas expectativas. “Esse cuidado com o estudante que se encontra privado de ir à escola por motivos de doença é uma necessidade real e eu quero esta vivência”, afirma.
 
A formação será dividida em dois módulos, totalizando 80 horas. O primeiro módulo será nos dias 30 e 31 de julho e 8, 9 e 10 de agosto, sobre o Atendimento Pedagógico Educacional Hospitalar e Domiciliar e o segundo, de 13 a 16 de agosto, sobre Saúde, com uma equipe multidisciplinar do Hospital da Criança de Feira de Santana. A atividade já foi realizada em Salvador, onde foi instalada uma Classe Hospitalar no Hospital Geral Roberto Santos, atendendo, atualmente, 85 estudantes. Ainda em Salvador, quatro estudantes estão recebendo Atendimento Domiciliar com professores especializados. Os docentes de Ilhéus e Itabuna e das cidades vizinhas também já passaram pela formação.
 
A coordenadora das Classes Hospitalares e Domiciliares do Estado, Veruska Poltronieri, explicou que o programa atende estudantes do Ensino Médio e da Educação de jovens e Adultos (EJA) e destacou a forma de acesso. “Muitos destes alunos são matriculados, pela primeira vez na rede estadual, através do atendimento pedagógico educacional realizado na Classe Hospitalar. Após o contato com os mesmos, é realizada a anamnese e a identificação do tratamento de saúde que os afastou da escola”, destacou.

Notícias Relacionadas