Professores participam do Fórum de Educação Escolar Indígena em Olivença

Palavras-chave:
Cerca de 600 indígenas participaram, nesta sexta-feira, do encerramento do Fórum de Educação Escolar Indígena da Bahia, iniciado na última terça (21), na aldeia Acuípe de Baixo, em Olivença, no Sul do Estado. Os indígenas de diferentes etnias, como Pataxó, Tupinambá, Tuxá e Canidé, discutiram questões relacionadas à Educação Escolar Indígena. O evento contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado.
 
Fotos: Divulgação
De acordo com a secretária do Fórum, Cirila Gonçalves, o fórum é de grande importância para os povos indígenas. “O fórum é um espaço autônomo e deliberativo nas decisões que são demandadas pelos povos indígenas. Nos três dias, discutimos assuntos como gestão escolar indígena, alimentação escolar, territorialidade e movimento, regimento do Fórum, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e outros”, destaca.
 
Para a professora indígena da etnia Tuxá, Tayra Jurum, que leciona no Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, o encontro foi esclarecedor. “É um espaço extremamente importante, no qual a gente reflete sobre a nossa prática, sobre o papel do professor na busca por uma educação de qualidade, diferenciada e intercultural, onde todos os povos, juntos, traçam estratégias para a construção de políticas públicas educacionais que valorizem e respeitem as especificidades de cada povo”, afirma a educadora.
 
O evento contou com as participações da coordenadora da Educação e suas Modalidades da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito, do coordenador da Educação Escolar Indígena, Rafael Tuxá, e de Valuza Saraiva, da Coordenação do Campo.

Notícias Relacionadas