Programa Ciência na Escola realiza lançamento da segunda edição da revista da Feciba

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Programa Ciência na Escola, realiza nesta sexta-feira (28/11), das 08h30 às 12h, no Instituto de Anísio Teixeira (IAT), o lançamento da 2ª edição da FECIBA em Revista: Feira de Ciências e Matemática da Bahia. O evento, que vai ser realizado também por videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), vai contar com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e é aberto a gestores, professores, estudantes e público em geral.

Nesta edição, o destaque é a apresentação dos 21 projetos dos estudantes da rede estadual, premiados na IV Feciba, que aconteceu durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, no mês de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova. Durante o lançamento, também será entregue uma placa em homenagem ao presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Santos, um dos entrevistados da nova edição da revista.

Segue a programação completa:

- 8h30: Abertura

- 9h: Reconhecimento de apoios no percurso formativo do PCE (Homenagens)

- 9h30: Diálogo sobre Ciência na Escola (Prof. Nildon Pitombo e Prof. Roberto Santos)

- 10h30: Lançamento da FECIBA em Revista

- 11h: Apresentação das experiências exitosas do PCE: Clube de Ciências, Caravana Científica, Oficina no Chão da Escola, Feira de Ciências e Matemática da Bahia.

Abaixo, acompanhe os 21 projetos premiados na IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia:

Matemática Fundamental
- Calcular, efetuar, encontrar o x da questão
- Calculando o IMC utilizando a planilha Calc
- Cacau: fonte de renda e de aprendizagem

Matemática ensino médio
- O uso dos jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
- Xadrez- ferramenta pedagógica na matemática.
- O homem que calculava - o jogo

Divulgação Científica
- Robô de tele presença controlado
- Sistema de segurança do bebê ou portador de necessidades especiais
- Pratinho de planta antidengue

Ciências Humanas
- Como tudo começou ... violência doméstica
- Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antônio Cardoso
- Educação fundamental no ensino fundamental I

Ciências Biológicas
- Extração da amêndoa do caroço da manga na produção de gêneros alimentícios.
- Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
- Controle alternativo de cochonilhas em palmas forrageiras na localidade de Serra Branca.

Energia e sustentabilidade
- Assistência técnica rural - sustentabilidade para a agricultura familiar do município de Itororó.
- Conversor eletromagnético.
- Eco-banho

Ciências exatas e engenharia
- Ceativista
- Elaboração de um modelo de telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecimento solar integrado.
- Capacete salva-vidas.