Programa Conexões apresenta o Ecoturismo com a criação de búfalos e produção de laticínios

O Programa Conexões – Estações do Saber, deste sábado (9), trouxe o tema “Série Arranjos Produtivos: Ecoturismo I”. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) –, a edição foi gravada no município de Porto Seguro. No programa, além de mostrar as perspectivas do turismo rural, também foram abordadas as atividades produtivas vinculadas ao ecoturismo e realizado um debate sobre a preservação do meio ambiente, empreendedorismo e projetos de vida.

>> Assista aqui: https://bit.ly/3FvcwAq

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, apresentador do programa, falou sobre a experiência. “O ecoturismo tem como objetivo preservar a natureza enquanto as pessoas a admiram. Sendo assim, é um segmento de atividade turística que tem visa conscientizar a preservação do meio ambiente enquanto o turista faz atividades ligadas à natureza. Visitamos a Fazenda Trevo dos Búfalos S próximo a Arraial d’Ajuda. Lá, os animais são criados em harmonia e preservação do meio ambiente, tudo para obter a máxima qualidade dos produtos artesanais”.

O responsável pelo local, Roberto Cangussu, falou sobre características dos animais, vantagens da criação de búfalos, processos da fabricação de derivados do leite e das possibilidades do turismo rural. “Muitas pessoas têm a curiosidade de conhecer as lavouras, criações, para saber como funciona as produções e ver como as pessoas vivem fora dos grandes centros urbanos, porém nem todos sabem da possibilidade de visitar espaços com esse formato. A Bahia tem uma diversidade de biomas e culturas fantástica, que com certeza vale dedicar um tempo para conhecer”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.