Programa de educação beneficia 100 jovens na rede pública de ensino

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Inspirado no programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, e em parceria com instituições como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Ford Camaçari criou o Programa de Educação para Jovens. Neste primeiro momento, a iniciativa contempla 100 jovens de 17 e 21 anos, todos da rede pública estadual de ensino.

A expectativa é que, por meio de formação técnica e comportamental, os jovens tenham mais facilidade de acesso ao mercado de trabalho. O governador Rui Costa e o presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong, participaram do evento, realizado na Cidade do Saber, que marcou o início do programa no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

"Minha intenção é transformar esta terra em um centro de pesquisa e formação profissional", Rui Costa

O governador disse que a montadora de automóveis ficou sensibilizada e acatou o chamamento do Governo do Estado feito no primeiro semestre deste ano. “Quero agradecer à Ford pela adesão ao Educar para Transformar. Minha intenção é transformar esta terra em um centro de pesquisa e formação profissional. Que qualquer empresa lá fora [do exterior] saiba que na Bahia tem jovens capacitados com excelente padrão tecnológico e de ensino. Quero pedir a cada um de vocês que agarrem esta oportunidade”.

Sonhos
Jovens e cheias de sonhos, Railane Pereira, 17 anos, e Vanessa Galdino, da mesma idade, estudam juntas no Colégio Estadual Polivalente de Camaçari e, a partir de agora, estarão juntas também no Programa Ford Educação para Jovens. “Como não ficar feliz com uma possibilidade desta. É mais um caminho. A Ford tem um nome muito forte, não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse Railane, que vive no bairro Phoc 1.

Já Vanessa, moradora do bairro Pomba, ficou surpresa e feliz por ter sido selecionada juntamente com a colega de sala, considerada por ela uma das melhores amigas. “Estou muito feliz por estar aqui, participando deste processo, ainda mais com minha amiga, que estuda comigo e ainda terá a possibilidade de trabalhar comigo. Como somos ótimas amigas, também estamos atrás de novos conhecimentos. É muito bom pra gente”.

Isadora Rosas, moradora do Parque Satélite, que também é Camaçari, falou em nome da turma. Para ela, é importante a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Isso é muito gratificante para a cidade, para o jovem, para a família, que com certeza vai se beneficiar com este jovem que vai para o mercado de trabalho. Será um jovem aprendiz e futuramente poderá ser efetivado na empresa. Essa parceria é fundamental”.

"Vai mudar a minha vida”, estudante Cleomar Santos

Morador do bairro de Monte Gordo, Cleomar Santos, 19, afirmou que conquistar o primeiro emprego e crescer profissionalmente fazem parte dos sonhos de boa parte dos jovens da cidade. “Estou muito feliz por ter sido selecionado. Vai ser uma oportunidade de [ampliar o] conhecimento. Gostaria de trabalhar na parte de eletrônica porque me identifico muito. Com certeza [participar do programa] vai mudar minha vida”.

Prioridade
Em discurso, o presidente da Ford disse que em virtude da situação econômica mundial, a empresa precisa tomar decisões difíceis, mas os projetos sociais, em especial os da área de educação, continuam prioritários. A primeira fase das aulas, focada no comportamento no ambiente de trabalho, tem início nesta quarta (21).

As aulas são de Comunicação Escrita, Matemática e Lógica, Inglês Básico, Informática, Segurança e Proteção da Saúde no Ambiente de Trabalho, Higiene Pessoal, Gerenciamento do Tempo, Administração do próprio dinheiro, Ética, Relacionamento Interpessoal, Formação social e social, entre outros temas.

A segunda etapa começa, no 6 de janeiro de 2016, com a oferta dos cursos de Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Mecânico de Automóveis, Auxiliar de Mecânico de Máquinas Industriais e Auxiliar Administrativo.

Fotos: manu Dias/GOVBA

A gerente de Relações Corporativas da Ford Brasil, Adriane Rocha, explicou que ter um bom histórico escolar está entre os principais critérios utilizados para a seleção. “Aqueles que tiverem melhor desempenho serão selecionados. Esta, inclusive, é uma exigência do governador, para que todos tenham um esforço, se dediquem e, assim, criem modelos de inspiração. É uma competição saudável”.

Na terceira fase, 30 dos 100 selecionados terão ainda a possibilidade de participar do programa Jovem Aprendiz da Ford, que, além dos nove meses de curso no Senai, terão oito meses de experiência na fábrica. Também participaram do evento em Camaçari os secretários estaduais Osvaldo Barreto (Educação), Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), Nelson Pelegrino (Turismo), Jorge Hereda (Desenvolvimento Econômico) e Manoel Mendonça (Ciência e Tecnologia e Inovação).

Fonte: Secom