Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica da Bahia é exemplo para outros estados

Palavras-chave:

Lançado em 2011, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) já é utilizado como modelo. A iniciativa, que se constitui em uma ferramenta pedagógica para educação a distância, em áreas remotas do Estado, inspirou a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber, no Estado do Piauí. Nesta terça-feira (16/07), a diretora do Mais Saber, Lusimary Veloso, e a coordenadora, Maria de Lourdes da Costa e Silva Lopes, visitaram as instalações do EMITec, em Salvador, a fim de conhecer mais detalhes do Programa e aperfeiçoar a experiência piauiense.

Para implantar a iniciativa no Piauí, a equipe de coordenação mapeou e avaliou iniciativas exitosas de mediação tecnológica. “Visitamos três estados e avaliamos o modo como a ferramenta estava sendo aplicada. A experiência da Bahia foi a que mais nos inspirou, pela proximidade regional. Após um ano de implantação, voltamos aqui para aperfeiçoar o nosso conhecimento no processo de avaliação, no atendimento dos estudantes em disciplinas que temos dificuldades para encontrar professores, e, principalmente, para conhecer as estratégias utilizadas na Bahia para ampliar o número de alunos inseridos no Programa”, contou Maria de Lourdes da Costa e Silva Lopes.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

De acordo com a diretora do Programa piauiense, Lusimary Veloso, a visita ao EMITec e a troca de experiência com os baianos servirá para o fortalecimento do Mais Saber. “Durante a visita, conhecemos os estúdios, o sistema de avaliação e a parte pedagógica do EMITec. O programa na Bahia está muito adiantado, e podemos extrair boas práticas daqui”, afirmou a diretora.

A coordenadora do EMITec na rede estadual, Letícia Machado, avaliou a visita como uma forma de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. “Isso mostra o sucesso do EMITec, e, também, aumenta a nossa responsabilidade. Temos a obrigação de melhorar cada vez mais o nosso programa, já que estamos servindo de modelo”, disse.

Sobre o EMITec – O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Notícias Relacionadas