Programa Mais Futuro oferta assistência estudantil para universitários

A juventude baiana está tendo a oportunidade de permanecer na universidade e continuar suas graduações graças ao Mais Futuro. Lançado em 2017, o programa já beneficiou 7.405 estudantes com Auxilio Permanência, que implicou, até junho/2018, em um investimento de R$ 23.521.100 milhões. O Mais Futuro contribui para consolidar a assistência estudantil no que concerne ao financiamento dos mecanismos básicos para a permanência nos cursos universitários, no conjunto das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Estado.

A estudante do 6º semestre, do curso de Biologia, Helena Dantas, 27, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, é uma das beneficiada e fala sobre a importância do programa para a sua vida. “O surgimento do Mais Futuro me deu a oportunidade de continuar na universidade. Moro no município de Livramento de Nossa Senhora e estava passando por dificuldades financeiras, porque meu pai tinha ficado desempregado e não tinha a quem recorrer, apesar dos sacrifícios que já vinha fazendo para me ajudar. Com a bolsa de R$ 600, estou podendo garantir a minha permanência, cobrindo custos de moradia e do dia a dia do curso”, contou.

Já a estudante Quetilen Souza, 2º semestre de Fonoaudiologia, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Salvador, destacou que sem o Mais Futuro seria muito difícil a sua permanência na UNEB. “Acho que um dos grandes benefícios é podermos seguir sem uma dependência dos pais. Minha família não tem muitas condições e a bolsa ajuda a poupá-los de mais esse custo. Com o auxílio, divido um aluguel com outras colegas e ainda utilizo para adquirir materiais para as disciplinas. Sou muito grata porque vim de Botuporã e tenho a condição de estudar em Salvador no curso que escolhi para a minha profissão”, relatou.