Programa Primeiro Emprego leva 160 jovens ao Fórum Social Mundial

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Até o próximo sábado (17), o Fórum Social Mundial (FSM) segue estimulando o debate e promovendo o encontro de pessoas de mais de 100 países em Salvador. Para extrair o máximo possível do fértil ambiente de troca de ideias, 160 jovens do Programa Primeiro Emprego participaram da mesa ‘Trabalho, Educação e Juventude’, realizada nesta quarta-feira (14), na Tenda da Central Única dos Trabalhadores (CUT), montada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Segundo o coordenador de políticas sociais da Casa Civil, Almérico Lima, a iniciativa faz parte do processo formativo dos técnicos formados pela rede estadual de ensino. “O objetivo é passar conhecimento e orientar os jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais, trazendo esse debate para que eles possam se aprimorar cada vez mais. O Governo do Estado tem uma política pública avançada para a juventude. Além do Primeiro Emprego, temos a educação profissional emancipatória, que tem como foco garantir oportunidade de emprego para os nossos jovens.”
 
Para a técnica em segurança do trabalho Maiane Oliveira, discutir o tema ajuda os profissionais a compreenderem melhor a conjuntura social em que vivem. “Vivemos num momento complicado politicamente e, para o jovem, a chance do Primeiro Emprego é uma oportunidade única. É importante que a gente entenda e aprenda como utilizar essa experiência para nos melhorarmos cada vez mais como profissionais e podermos gerar um impacto positivo no mundo”.
 
Ainda nesta quarta, os jovens participam também da Assembleia Mundial da Juventude, no Acampamento das Juventudes, instalado no Parque de Exposições de Salvador. A ação está sendo coordenada pela Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, com apoio apoiada da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e da Fundação Estadual de Saúde da Família (Fesf), parceiras do Programa Primeiro Emprego, ao lado das secretarias da Educação (SEC) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 
 
Pri­meiro Em­prego - O programa é uma ação so­cial de com­bate ao de­sem­prego dos jo­vens, pro­mo­vido pelo Go­verno do Es­tado, para inserir egressos e es­tu­dantes da Edu­cação Pro­fis­si­onal no mer­cado de tra­balho, além de es­ti­mular uma maior dedicação na sala de aula, jus­ta­mente por con­tem­plar aqueles com me­lhores re­sul­tados. Das nove mil contratações previstas pelo programa para o biênio 2017/2018, o Governo do Estado já alcançou cinco mil. Para que os es­tu­dantes e egressos sejam con­ta­tados, é im­por­tante que es­tejam com os dados ca­das­trais atu­a­li­zados no banco de dados da Se­cre­taria da Educação do Estado. 
 
FSM - O Fórum Social Mundial nasceu em Porto Alegre, em 2001. É uma iniciativa que promove um encontro democrático de ideias, com o objetivo de incentivar debates, aprofundamento da reflexão coletiva, troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos da sociedade civil organizada. 
 
Com mais de 1,5 mil coletivos, organizações e entidades cadastradas e cerca de 1,3 mil atividades inscritas, o FSM 2018 tem representantes do Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países panamazônicos e representações nacionais. A programação completa do FSM pode ser conferida no site do evento
 

Notícias Relacionadas