Programação do mês da mulher na TVE e Educadora FM

No mês dedicado à mulher, a TVE preparou uma programação especial com entrevistas, shows, filmes, séries e documentários produzidos, protagonizados ou que trazem histórias e vivências de mulheres na Bahia e no Brasil. Ao longo do ano a emissora pública já exibe em sua programação conteúdos que valorizam as mulheres e seus direitos, e que combatem o machismo.
 
A partir desta quinta-feira (03), às 19h30, a TVE vai exibir filmes indígenas da ‘Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas’, que tem como objetivo dar visibilidade à produção audiovisual de mulheres indígenas brasileiras, através da partilha de experiências com as cineastas indígenas. 
 
No sábado (05), às 22h30, a série ‘A Professora de Música’, dirigida pelos cineastas Edson Bastos e Henrique Filho, e filmada na cidade de Ipiaú, na Bahia, homenageia a professora Aída Duarte e os recitais que ela realizava na cidade. Na ficção, a professora Aída e sua ajudante Meu Bem, organizam um recital de música com os alunos do curso, mas este é ameaçado pela falta de som, já que o evento não conseguiu o apoio de empresários locais nem da prefeitura.
 
Também no sábado (05), às 14h, o Rural Produtivo vai mostrar o protagonismo feminino no meio rural e nas produções da agricultura familiar. O programa destaca a trajetória de Andréia Sales, no município de Gongogi, e mostra a história de superação da jovem artesã Danila de Jesus, em Ituberá. O programa visitou também a Tia Yô, que valoriza a autonomia da mulher na produção e venda de alimentos no município de Candiba, e conversou com Joara Oliveira, especialista em cafeicultura, na cidade de Barra do Choça. Em Várzea Nova, a atração semanal conheceu o grupo de mulheres Sabores do Semiárido, que trabalham com processamento de alimentos agroecológicos.
 
O curta-metragem ‘Marisqueiras - Guerreiras das Marés’, será exibido na terça-feira (08), às 20h30. O filme, dirigido por Anderson Soares Caldas, revela a força feminina em Salinas da Margarida, representando a terceira maior renda proferida pelas mulheres no Brasil através da atividade de extrativismo do marisco. A produção relata como as mulheres de Salinas da Margarida vem sustentando suas famílias ao longo de várias gerações, educando as crianças, perpassando conhecimento e inovando com as técnicas da mariscagem.
 
Ainda na terça-feira (08), a dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira, Lia de Itamaracá, será entrevistada no programa Giro Nordeste, atração semanal que começa às 19h, e entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de tv e rádio do Nordeste. Considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, foi titulada como Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco e recebeu a medalha do Mérito Cultural do Governo Federal. Em 2019, Lia recebeu o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco, pelos serviços prestados à cultura da cidade e do Brasil, e tendo sua importância reconhecida internacionalmente, Lia foi denominada “Diva da música negra” pelo The New York Times.
 
Inédito na TV aberta, o documentário ‘A Menina de Ouro’ vai ao ar na sexta-feira (11), às 21h30, e documenta a rotina de treinos de Adriana Araújo, pugilista baiana que conquistou a medalha de bronze no boxe nas Olimpíadas de Londres em 2012. O filme, produzido pela Coisa de Cinema, é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A obra será exibida em horário alternativo na terça-feira (22), às 20h30.
 
No sábado (11), às 22h30, é a vez de ‘Merê’, um  filme  de  mulheres,  que  parte  da  experiência  da  diretora  Urânia  Munzanzu, para falar de protagonismo feminino na tradição Jeje Mahi, tradição religiosa e fé em pontes transatlânticas, do recôncavo da Bahia ao Benim, na África. O documentário traz um olhar íntimo e sensível, reunindo as ‘donas do segredo’ de uma tradição sob risco de extinção, a nação de candomblé Jeje. 
 
A rádio Educadora FM também preparou uma programação especial. A homenagem começa neste domingo (06), no programa Forró para Todos, às 12h, e no sábado (12), nos programas Suinga, às 9h, e Samba, às 11h, com a totalidade das músicas interpretadas por mulheres.
 
No Dia Internacional da Mulher (08), das 7h às 23h, a rádio Educadora FM apresenta uma programação musical exclusiva de músicas com intérpretes mulheres. Ainda neste dia, o programa Especial das Seis será dedicado a Elza Soares, uma das mulheres mais influentes da música brasileira, e os programas jornalísticos e a programação musical serão apresentados por locutoras e jornalistas mulheres da emissora.
 
Além de Elza Soares, o Especial das Seis apresenta ao longo da semana somente atrações femininas, começando com uma homenagem à cantora sul-africana Miriam Makeba, passando por uma abordagem aos novos álbuns da pianista canadense Renee Rosnes e da cantora nigeriana Okwei Odili, além da cantora baiana Eloah Monteiro, que fará o primeiro lançamento de março do Selo Educadora FM Independente.
 
Fonte: Ascom IRDEB

Notícias Relacionadas