Projeto assegura alfabetização das crianças na idade certa

Aprender a ler e a escrever na idade certa, até os oito anos, é de grande importância para um percurso escolar de sucesso. Com este entendimento, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia trabalha, desde 2011, com o Pacto com Municípios pela Alfabetização, projeto estruturante, realizado em regime de colaboração com municípios baianos, que une esforços, recursos e conhecimentos pedagógicos para garantir a alfabetização na rede pública. É um reforço e uma atenção especial para aquelas crianças que estão em sala de aula nas suas primeiras incursões e experiências pelo mundo da leitura e da escrita.

Em 2014, com a integração ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Governo Federal, a iniciativa passou a atender, também, a alunos até o terceiro ano do ensino fundamental. O Pacto beneficia, atualmente, mais de 367.189 estudantes, em 21 mil salas de aula e 11.101 unidades escolares, em 403 municípios baianos.

“Vejo o Pacto com Municípios como um projeto essencial para os estudantes. Com ele, conseguimos diversificar as aulas e os conteúdos, deixando tudo mais lúdico e atrativo para as crianças que estão no início da fase escolar. Já percebemos, também, que estes meninos estão sendo alfabetizados na idade correta, pois temos crianças cada vez mais novas na sala de aula. Seguramente, o trabalho conjunto entre Estado e município contribui neste sentido”, diz Valdira Bonfim Manera, diretora de Ensino do município de Jaguarari (409 km de Salvador), que aderiu ao projeto.

Para Simone Souza Ramos, a metodologia do Pacto contribuiu de maneira significativa para uma alfabetização de qualidade do seu filho Albert Ramos, de 8 anos, no município de Mortugaba (743 km de Salvador). “O que mais me chamou a atenção foi a forma rápida como ele aprendeu a ler, e como se interessou pela leitura. Albert já leu todo o acervo da escola indicado para a sua idade e pede mais livros. Na área de matemática, ele também contou com um ensino de muita qualidade”, disse.

Sistema de Educação - O Pacto permite extinguir o isolamento entre as redes de ensino, contribuindo para a construção de um sistema de educação na Bahia. Para concretizar este objetivo, o município participante, que precisou demonstrar interesse em integrar a rede, disponibiliza orientadores de estudo que vão formar os professores alfabetizadores que atuam em sala de aula. Os orientadores participam de formação em 21 polos distribuídos pelo Estado. Em 2014, a formação dos orientadores municipais de estudos vem sendo efetivada pela Universidade do Estado da Bahia, que atua na coordenação do Pnaic.

Contudo, a formação conta com a participação de formadores estaduais, na formação dos orientadores de estudos, que atuam junto aos professores alfabetizadores do 1º ano do ciclo da alfabetização. O desafio desses formadores é articular os conteúdos do Pnaic com os conteúdos específicos do Pacto Estadual, vinculados à Proposta Didática para Alfabetizar Letrando e à Proposta de Alfabetização Matemática.

A Secretaria da Educação realiza, ainda, o acompanhamento e a avaliação do programa, assim como a publicação e a distribuição de materiais pedagógicos para estudantes e professores vinculados às classes do 1º ano do ciclo da alfabetização.

Material didático - Os livros oferecidos pela Secretaria são elaborados por docentes que atuam em universidades estaduais da Bahia e na Universidade Federal do Ceará. Em março de 2014, foram entregues mais de 160 mil kits didáticos para a alfabetização dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Composto por cadernos de jogos e fichas, cadernos de atividades e livro de leitura, o material é estruturado a partir das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e do documento Direitos de Aprendizagem do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental, que vem sendo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

O conteúdo foi desenvolvido com o princípio da ludicidade e da contextualização, além de favorecer o trabalho interdisciplinar, respeitando as especificidades de cada área de ensino. Para trabalhar com os estudantes, os educadores também recebem um kit didático, com manual do professor e cadernos de jogos e fichas. Os materiais também fazem parte do processo de formação dos professores alfabetizadores em cada um dos municípios que participam do projeto.