Projeto Neojibá destaca parceria com a Educação para ampliar a arte musical nas escolas estaduais

Palavras-chave:
Fotos: Suâmi Dias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


O teatro do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador, foi o cenário para a conferência “Neojiba, aprende quem ensina”, realizada nesta terça-feira (5), como parte da programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, que acontece até sexta-feira (8). A atividade mostrou a experiência que está sendo desenvolvida nas escolas estaduais pelo Projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), graças a uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado.
 
Na oportunidade, o maestro do Neojibá, Rcardo Castro, falou sobre a ampliação da arte musical no contexto escolar. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, vem tendo essa preocupação de promover esse trabalho nas escolas estaduais. O objetivo é estarmos inseridos dentro das 85 Escolas Culturais, para que possamos trabalhar com os jovens dentro do contexto cultural e social em que vivem em suas regiões”, destacou Ricardo Castro.
 
O maestro ainda falou sobre a importância da música no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Sempre me perguntam por que levar uma orquestra para o aprendizado dos jovens e a minha resposta é bem simples. Com a orquestra, o jovem pode interagir com mais de 100 instrumentos e onde as músicas possuem uma grande complexidade. Por isso, ajuda muito ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais ampla. Não é uma questão de valorizar o que há de fora, pois com a orquestra podemos tocar qualquer música, como acontece com o Neojibá”, explicou.
 
Além das Escolas Culturas, o Neojibá atua no Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, com projeto de iniciação musical para estudantes na unidade. O objetivo é desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome. O projeto estimula a produção de saberes artísticos e musicais, a musicalidade brasileira, em especial, e, assim, valoriza as raízes populares da cultura brasileira.
 
Completando 10 anos de fundação, o projeto Neojibá vem promovendo mudança na vida de milhares de jovens baianos. Com patrocínio do Governo do Estado, a ação possui 42 projetos, em 36 municípios, de 15 Territórios de Identidade. 
 
Sobre o Vitural Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.
 

 

Notícias Relacionadas