Projeto que leva tecnologia para comunidade pesqueira na Bahia foi apresentado no Virtual Educa

 
Um projeto que utiliza a rede de telefonia móvel para auxiliar pescadores em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, foi apresentado no encontro internacional Virtual, na Colômbia, como exemplo de sucesso na aplicação de inovação e tecnologia. O projeto Pescando com Redes 3G beneficia cerca de 1.500 pessoas na comunidade de Coroa Vermelha desde agosto de 2010.  A Bahia sediará o Virtual Educa 2018, que será realizado em Salvador no mês de junho.
 
“A partir desta iniciativa, a comunidade de pescadores passou a ter acesso, por exemplo, ao serviço de meteorologia, GPS, softwares de gestão e passou a vender seus produtos através do site criado pelo projeto”, descreveu o secretário da Educação, Walter Pinheiro (PT-BA), que participou do encontro e contribuiu com o desenvolvimento da iniciativa. Além disso, ele destaca que o uso dos aplicativos, através de tablets, auxilia no cultivo de ostras, a partir do monitoramento da salinidade e PH da água, da biometria das ostras e da manutenção de um banco de dados.
 
A terceira etapa da iniciativa foi lançada em 2013, quando foi inaugurado o Centro de Educação e Inovação Tecnológica da Comunidade, fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, a Qualcomm, a Prefeitura do município e a Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID). O foco é a capacitação de jovens no centro inaugurado. “É a tecnologia a serviço do cidadão. Nosso projeto tem os aplicativos que orienta os pescadores, no mar, na comercialização, com GPS na navegação e agora tem escola para capacitar filhos de índios e pescadores para desenvolver aplicativos”, destacou Pinheiro.
 
O projeto tem contribuído ainda com a elevação da renda das comunidades, com a possibilidade de fazer a organização das despesas e da receita e, assim, os pescadores ganharam condições de monitorar seu trabalho e saber mais detalhadamente como está o desempenho da sua embarcação.
 

Notícias Relacionadas