Revitalização de bibliotecas e gestão no descarte do livro didático são apresentados em evento nacional

 
Foto: Divulgação
Como parte da programação do 15º Encontro Técnico do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que acontece no Othon Palace, em Salvador, a Secretaria da Educação do Estado apresentou, nesta quinta-feira (22), o trabalho desenvolvido nas bibliotecas das unidades estaduais e no desfazimento dos livros didáticos. O evento nacional tem o objetivo de discutir, avaliar e planejar, de forma conjunta, a execução do PNLD, por meio de palestras, oficinas, discussões em grupo e coleta de sugestões de todos os participantes. O encontro encerra nesta sexta-feira (23/03).
 
A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, falou sobre os métodos aplicados e ressaltou que a Bahia está entre os estados que seguem as diretrizes de desfazimento de livros didáticos orientados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Com a Portaria nº 359 de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado, a Bahia se destaca por estar adequada às diretrizes do FNDE que orienta que os livros didáticos que precisam ser descartados devem ser disponibilizados aos estudantes, caso desejem, ou enviados a cooperativas devidamente cadastradas e reguladas dentro dos trâmites legais”, disse.
 
Em relação às bibliotecas, Alessandra apresentou os resultados da revitalização e da implantação que aconteceram desde 2015 nas unidades do Estado. “Tivemos um total de 77 ações práticas que resultaram em revitalização ou implantação de bibliotecas nas unidades de Salvador ou Região Metropolitana. Também visitamos 283 escolas na capital e interior para realizar o diagnóstico e levantamento, avaliando as necessidades destas unidades em relação aos livros, mobiliário, entre outros”, salientou.

Notícias Relacionadas