Rui e Pinheiro cumprem agenda de trabalho em Colégio no subúrbio de Salvador no sábado

Palavras-chave:
O governador Rui Costa e o secretário da Educação, Walter Pinheiro, cumpriram agenda de trabalho neste sábado (05), no Colégio Estadual Anfrísia Santiago, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde foi autorizada  ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Maternidade João Batista Caribé, que fica ao lado do colégio. Na oportunidade, Pinheiro vistoriou a estrutura física da unidade e dialogou com a comunidade escolar sobre questões ligadas ao eixo pedagógico e à infraestrutura. Pinheiro destacou que a Secretaria da Educação está avaliando a questão da documentação do terreno, “para ver se é possível avançar no espaço que tem no fundo da escola, possibilitando, também, uma melhor intervenção para a obra da maternidade”. 
 
O secretário apontou ainda a necessidade de discutir a reformulação da Educação no subúrbio. “De Coutos a Paripe temos aproximadamente 5 mil alunos do Ensino Fundamental, somente nesta região, que deveriam ser atendidos pelo Município, de acordo com a LDB. Mas o Município não tem capacidade de receber estes alunos. O governador Rui Costa tomou o desafio de assegurar o atendimento e de investir na reformulação das escolas estaduais, mesmo num ano de crise e bloqueios de recursos do Governo Federal, e ir fazendo uma gestão que priorize a reformulação pedagógica e da infraestrutura, mas é necessário também que o Município cumpra seu dever e passe a ofertar vagas do Ensino Fundamental nesta região, o que não vem ocorrendo”, ressaltou Pinheiro. Somente o Anfrísia Santiago atende aproximadamente mil estudantes, sendo 578 do Ensino Fundamental Anos Finais. Entre as novidades apontadas pelo secretário para a unidade, destaque para a oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, para ampliar o acesso dos jovens do Subúrbio Ferroviário ao mundo do trabalho.
 
A diretora da unidade escolar, Dulcicleide Araújo, comentou a visita do secretário. “ A importancia dessa visita é esse olhar in loco das nossas necessidades, a atenção que ele está dando para a Educação, e a verificação das nossas demandas. Entao é de suma importancia deste trabalho junto à comunidade escolar para o fortalecimento da nossa Educação. Pinheiro nos apresentou a proposta de trazer para o nosso colégio a Educação Profissional, o que foi muito bem recebido e a gente vai torcer para que vingue, porque nossa clientela necessita deste segmento da educação no nosso subúrbio e estamos torcendo para que realmente aconteça”, destacou.
 
Com a ordem de serviço assinada por Rui em ato realizado na escola, a maternidade, que hoje conta com 40 leitos, passará a ter 80, sendo 60 de internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco instalados no Centro de Parto Normal (CPN) Peri-Hospitalar. Também serão construídas na maternidade, que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea e referenciada, novas estruturas. A unidade será dotada de um Centro de Parto Normal, um terraço para a convivência de pacientes e funcionários, com vista para o mar, um pátio de serviços e de uma área para gases medicinais e abrigo de resíduos, localizados de forma estratégica, a fim de permitir futuras ampliações da edificação. Estacionamentos e acessos complementam o projeto. 

 

Notícias Relacionadas