São João e Ensaios Agroecológicos Forrageiros no Rural Produtivo na TVE

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Neste sábado (19) o Rural Produtivo destaca o São João que pelo segundo ano consecutivo é cancelado em função da pandemia. O programa mostra o Ensaio Agroecológico Forrageiro em Itiúba e Campo Formoso. Ainda no clima junino, a atração semanal traz a receita típica de bolo de milho e muita música com a quadrilha Arrasta Pé de Capim Grosso. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

A cidade de Senhor do Bonfim é conhecida como a “Capital Baiana do Forró” e tem um dos festejos juninos mais movimentados da Bahia. O Rural Produtivo foi até o município conhecer sua tradição e o historiador Ivomar Gitanio conta como a comunidade quilombola e os povos indígenas contribuíram para o desenvolvimento do município. A riqueza histórica e cultural da cidade atrai turistas do mundo inteiro para conhecer mais de 100 anos de tradição. A origem popular da festa, com muitas comidas e bebidas típicas extraídos da agricultura familiar, tem seu potencial fortalecido com a produção local.

Com o método ‘Ensaios Agroecológicos Forrageiros’, os produtores desenvolvem atividades de produção para sua renda e autonomia. Esse tipo de plantio garante alimento para o rebanho e contribui para melhoria da renda das famílias, em função da redução dos custos com a produção de ração. O programa vai mostrar moradores do município de Campo Formoso, no território rural de Pau de Ferro, onde predomina a agricultura familiar e as comunidades de fundo e fecho de pasto. Lá, 119 famílias da comunidade que vivem da caprinocultura, quintais agroecológicos e mandiocultura receberam investimento do Governo do Estado, através do projeto Pró-Semiárido. As famílias agricultoras participam ainda de oficinas, rodas de conversa e acompanhamento técnico.

Em Itiúba, as comunidades de Caraúna e Alegre fazem parte das quatro localidades atendidas pelo projeto Alianças do Sertão. Os técnicos e agricultores também experimentam o manejo de diversas culturas através do ‘forrageiro'. Através de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) foi disponibilizada na comunidade uma estrutura mínima de aviário com quintal, animais e ração para os agricultores para, a partir disso desenvolverem a atividade repondo os animais e melhorando as condições de criação e manejo.  O telespectador vai conhecer Seu Francisco, morador da fazenda Caraúna, que após assistência técnica passou a refletir antigos hábitos, praticar melhores condições de higiene, trato dos animais e transformar a sua realidade nos períodos mais críticos de estiagem.

Também nesta edição, a receita do bolo de milho verde tradicional da região de Pintadas, feito pela agricultora e cozinheira, Dona Irinéia, e muita dança e animação do São João com a quadrilha Arrasta Pé de Capim Grosso, do município de Mata de São João.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM / IRDEB