Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
SEC abre chamada pública para submissão de projetos da 9ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta quarta-feira (11), a chamada pública para a realização da 9ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontecerá de 23 a 26 de fevereiro de 2021, de forma virtual, devido à pandemia do novo Coronavírus. A cerimônia, transmitida ao vivo através do canal do YouTube Educação Bahia (https://bit.ly/3kkEF1k), contou com a participação do subsecretário da Educação, Danilo Souza, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, entre outros convidados. A FECIBA visa popularizar e incentivar a Ciência por meio de apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública. Confira a chamada pública no endereço https://bit.ly/38y5vkz.
Podem participar estudantes regularmente matriculados até o 2º ano do Ensino Médio e até 3º ano da Educação Profissional e Tecnológica, além de professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de ensino da Bahia. A adesão das escolas será realizada entre os dias 12 de novembro e 2 de dezembro, com as submissões dos projetos no período de 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2021. O formulário de adesão encontra-se no endereço https://forms.gle/oDvFbbdTFkuToD3V9. A relação dos aprovados será divulgada no dia 9 de fevereiro de 2021.
O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues na live, falou da importância da FECIBA. “Investir na Ciência desde cedo é muito importante para todos nós. Tem alguns municípios que realizam feiras científicas e trazem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental para esta discussão e isso é muito importante. Vivemos na Bahia um momento muito forte de relação das unidades escolares, dos profissionais de educação e dos estudantes com a Ciência enquanto instrumento de construção do conhecimento”.
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, promover a iniciação científica é fundamental. “Eu estive na 8ª FECIBA e foi um grande prazer encontrar jovens profundamente imersos no valor do fazer científico, da instigação para conhecer profundamente os eventos e os problemas que se apresentam na busca se soluções. Isso permitiu que a gente conhecesse in loco as várias experiências de formação de educação científica, de produção de novos conhecimentos ou tecnologias. Por isso, a realização da FECIBA é muito importante”.
O assessor de Implantação de Projetos de Iniciação Científica, Robótica Educacional, Programação e Cultura Maker na Educação Básica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), José Breno da Cruz, fez uma palestra sobre a relação científica com o processo de ensino e aprendizagem. “A partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se introduz um dos conceitos fundamentais na concepção da formação do cidadão, que é a formação integral do sujeito, ou seja, compreender o sujeito na sua dimensão. Caberá a nós, professores, implementar isso na prática”.
O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou dos preparativos para a FECIBA. “A chamada pública é o primeiro passo para a organização desta agenda, pois durante esses próximos meses realizaremos diversas atividades, a exemplo de diálogos com a juventude e os professores para recordar as experiências anteriores e fazer uma grande mobilização para a FECIBA”.
A estudante Camile Eduarda Guimarães e o seu professor orientador Marcos Batista, do Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, destacaram as suas experiências com a FECIBA. “Meu contato com todo esse universo da pesquisa científica me fez adquirir muita experiência e conhecimento", afirmou Camile. Já o professor Marcos destacou que “as feiras escolares, assim como a FECIBA, são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, pois são apresentados projetos que eles mesmos constroem durante todo o processo”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo