SEC apresenta avanços na Educação Ambiental da rede estadual de ensino em evento do MEC, em Recife

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Os avanços e perspectivas da Educação Ambiental na rede estadual de ensino foram apresentadas, nesta quinta-feira (28), no Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral - Região Nordeste, que aconteceu na quarta (27) e nesta quinta-feira (28), pelo Ministério da Educação (MEC), em Recife, no painel "Temas contemporâneos relacionados à Educação Integral". Dentre os destaques está o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (Proease), que visa fortalecer os processos pedagógicos e a promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida dos estudantes e das comunidades onde vivem.
 
Neste contexto, foram evidenciados mecanismos para a implementação e consolidação da Educação Ambiental e sua efetividade nas escolas. Um deles é a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), e considerada uma estratégia pedagógica que impulsiona e dispara processos em prol da sustentabilidade socioambiental nas escolas.
 
A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) foi outro avanço da Educação Ambiental apresentado e que se notabiliza como uma forma de organização na escola, reunindo a ideia dos jovens da I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente de criar “Conselhos de Meio Ambiente nas Escolas”. O Projeto Juventude em Ação - Construindo a Agenda 21 nas Escolas é outro mecanismo destacado e que promove a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 Escolar. 
 
O diretor de execução das políticas para a Educação Básica do Estado, Fábio Barbosa, falou sobre a importância deste diálogo e como a Educação Ambiental está alinhada à diversidade socioambiental e à política territorial do Estado da Bahia. "Nós tivemos a oportunidade de falar da importância da Educação Ambiental na formação dos sujeitos. Falamos sobre a perspectiva de que seja trabalhado os aspectos que conversem com os territórios de educação, ou seja, uma atuação mais local, que leve ao processo de formação crítica desses sujeitos, considerando o protagonismo dos estudantes na identificação e na resolução dos problemas socioambientais presentes nas comunidades", afirmou. 
 
Também participaram da atividade a coordenadora Rosa Helena e o técnico Fábio Roberto, da Coordenação do Ensino Médio da SEC.

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