SEC apresenta programas, projetos e planejamento de ações para parlamentares estaduais e federais baianos

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta segunda-feira (3), uma apresentação dos programas e projetos e do planejamento de ações,  desenvolvidos pelo órgão nas áreas pedagógica, de infraestrutura, assistência estudantil, tecnologia e formação, para parlamentares estaduais e federais baianos. A proposta do encontro, mediado pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado (SERIN), é aproximar os poderes legislativo e executivo para que possam atuar de forma mais conjunta no fomento da Educação em toda a Bahia.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do encontro. "Conseguimos compilar as principais iniciativas desenvolvidas, mas queremos nos colocar à disposição dos parlamentares para sempre que precisarem. Apresentamos os programas Mais Estudo, Bolsa Presença e Vale- Alimentação na assistência estudantil, além das 200 mil vagas para o cursos de qualificação do Educar para Trabalhar. Alinhados a isso, destacamos o projeto de retorno das aulas na área pedagógica; os cursos de formação para educadores; e as ampliações, a modernização e a construção de novas escolas e Complexos Poliesportivos Educacionais", afirmou.
 
Fotos: Luiz Carrera Ascom/SEC
Para o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas, a parceria dos parlamentares é fundamental para a consolidação das políticas públicas de qualidade. "Este é um pedido do governador Rui Costa para que façamos esta interlocução de aproximação com os deputados e senadores baianos que acreditam em nossa política de governo, com o objetivo de fortalecer as ações existentes e para que também possam sugerir e debater novas ideias".
 
O deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também falou sobre a iniciativa. "Sem dúvida, é fundamental que os parlamentares da base do governo se empoderem do que está sendo feito na Educação e nos demais órgãos, para que possamos apoiar as ações e fazer chegar ao conhecimento da população".
 
A deputada estadual Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA, ressaltou o alcance dos projetos de assistência estudantil no momento de pandemia. "A gente tem que respaldar os projetos que estão fazendo uma grande diferença na vida dos estudantes e das suas famílias. Não há algo igual no Brasil, como o Mais Estudo, o Bolsa Presença e o Vale-Alimentação. É um grande programa de transferência de renda voltada a um público que precisa bastante deste apoio. E precisamos que isso seja reconhecido por todos".
 
Segundo o deputado federal Daniel Almeida, que representou os parlamentares federais na mesa de abertura, as ações da SEC são estruturantes. "O governo está possuindo uma tarefa importante e de relevância enorme na Educação. E precisamos apoiar para que as ações e planejamentos possam chegar aos municípios", afirmou.   
 
Além das demais autoridades que acompanharam o encontro de forma presencial, no auditório da Secretaria da Infraestrutura do Estado (SEINFRA), e de forma on-line, participaram da apresentação da SEC o chefe de gabinete, Cezar Lisboa; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos, Marcius Gomes; e o assessor de Planejamento e Gestão, Matteus Martins.

Notícias Relacionadas