SEC apresenta Salas Centrais com recursos educacionais de apoio ao ensino híbrido

Palavras-chave:

Com o objetivo de apresentar e orientar os professores da rede estadual como utilizar as Salas Centrais no ensino híbrido, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (19), um encontro on-line, no canal do YouTube da SEC, que pode ser acessado no endereço https://bit.ly/3ezDefx. Tratam-se de salas de aula virtuais do Google Classroom, que servirão como repositório de recursos educacionais digitais, vinculados às Trilhas de Aprendizagem dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem produzidos pela SEC, em todos os componentes curriculares, séries e anos da etapa do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio.

Os recursos educacionais digitais das Salas Centrais foram selecionados e organizados por professores voluntários da rede estadual de ensino. Os links de acesso para as Salas Centrais se encontram em um arquivo em PDF, que pode ser baixado no endereço https://bit.ly/2Ulo5aW. Os recursos educacionais podem ser replicados integralmente ou parcialmente para as próprias Salas Classroom dos professores ou disponibilizados para os estudantes em outros formatos, como WhatsApp e indicação de leitura, dentre outros.

O técnico da coordenação de Ensino Fundamental da SEC, Roberto Cedraz, fez uma apresentação das Salas Centrais. “Os recursos educacionais digitais estão estruturados por objetos de conhecimento nas Salas Centrais para atender aos professores da rede, que podem utilizá-los em suas aulas. São conteúdos como áudios, vídeos, jogos, simuladores e infográficos. São recursos de uso livre e que buscam atender algum critério de acessibilidade”, destacou.

A live mediada pela diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, ainda contou com a participação da professora de Inglês, Laís Lobo, do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos, em Aracatu, que abordou como as Salas Centrais estão organizadas e como os professores podem utilizar os recursos disponíveis. “É um material muito rico e é importante que, durante o nosso planejamento, a gente possa olhar nas Salas Centrais e verificar o que é possível de ser utilizado no nosso contexto de ensino”, afirmou Laís.

Sobre o ensino hibrido - Com o ensino híbrido, que começa na próxima segunda-feira (26), marcando a segunda fase do ano letivo 2020/2021, as turmas conciliarão os chamados Tempo Escola e Tempo Casa (continuando com as Atividades Curriculares Complementares). As turmas deverão ser divididas em duas. Desta forma, a cada dia, apenas metade das turmas comparecerá à escola, considerando que a semana letiva passa a ter seis dias, incluindo os sábados, alternando-se a sequência semanalmente.
 
O protocolo completo está disponível no endereço https://bit.ly/3hEveuj.

Notícias Relacionadas