SEC dialoga com Núcleos Territoriais de Educação sobre a escolha do material didático do PNLD Novo Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dialogou, nesta quinta-feira (18), com professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de Juazeiro (NTE 10), Jacobina (NTE 16) e Eunápolis (NTE 27), sobre a escolha dos Projetos Integradores e Projeto de Vida, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), que são obras didáticas de apoio ao Novo Ensino Médio (NEM). A atividade,  realizada de forma virtual, através da plataforma Google Meet, teve o objetivo de orientar, informar os procedimentos e tirar dúvidas dos participantes. Os educadores farão a escolha do material didático entre os dias 1º e 15 de março, no Sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo.

O encontro foi mediado pela coordenadora do Livro e Biblioteca da SEC, Alessandra Santana, que ressaltou a importância do material didático. "Esse é o primeiro material de transição para o Novo Ensino Médio e é importante salientar que podem fazer a escolha tanto as escolas piloto do Novo Ensino Médio, quanto as demais que ainda não iniciaram essa prática. Essas obras são projetos de trabalho globalizadores, como os projetos integradores, que permitem a integração das diferentes áreas do conhecimento, bem como projetos de vida, que se organizam em torno das competências socioemocionais abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a serem desenvolvidas pela escola, e que articulam experiências de dentro e fora da escola", explicou.

A coordenadora do Novo Ensino Médio da SEC, Renata Souza, tirou dúvidas dos educadores sobre a escolha do material. "Para a escolha dos projetos integradores, deve ser levado em consideração os projetos que a escola já desenvolve e que tem o potencial para desenvolver. As escolas que são piloto do Novo Ensino Médio devem escolher livros que apoiem o trabalho com os componentes eletivos que já foram criados pela escola. Materiais que ajudem também no trabalho com iniciação científica, letramento matemático e produção textual. As escolas que ainda não iniciaram o NEM e que vão iniciá-lo em 2022 também devem analisar esses aspectos, no momento da escolha", salientou.

Desde 2020, a SEC vem debatendo e alinhando com as escolas a escolha dessas novas obras didáticas. A mesma temática ainda será discutida com os demais NTEs. Nesta sexta-feira (19), será a vez dos educadores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas estaduais do núcleo de Caetité (NTE 13), às 10h, e do núcleo de  Ribeira do Pombal (NTE 17), às 14h, por meio da plataforma Google Meet.