SEC dialoga sobre educação integral e alfabetização durante encontro, em Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, na quinta-feira (16), na sede do Núcleo Territorial de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02), em Bom Jesus da Lapa, um encontro que teve como pauta a implantação da educação integral e alfabetização nos municípios baianos. A atividade, que envolveu representantes de 16 municípios da região, contou com a participação de oito secretários municipais de Educação. Atualmente, a rede estadual já conta com 375 unidades escolares com oferta de Tempo Integral, em 260 municípios, o que significa mais tempo e espaço de formação escolar para 58 mil estudantes.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova, ressaltou a importância da ação. “Este encontro fortalece o regime de colaboração, que é premissa para o nosso governo de dialogar de perto com os secretários municipais e fortalecer políticas de educação integral e de alfabetização no território e, assim, ampliando as possibilidades de uma educação com qualidade social e contextualizada”.

Segundo a secretária municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, Cristina Fernandes, a atividade foi proveitosa. “Tivemos um dia de muito aprendizado. Discutimos a Educação em Tempo Integral e o compromisso nacional de crianças alfabetizadas. Somente através do regime de colaboração entre o Estado e os municípios que poderemos fortalecer e trazer condições para que todas as nossas crianças baianas estejam alfabetizadas até o final do segundo ano”, pontuou.

Sobre a Educação Integral - A oferta de Educação Integral em Tempo Integral no Estado da Bahia é datada de janeiro de 2014, através da Portaria Estadual nº 249/2014 que institui o Programa de Educação Integral (ProEI), alterado pela Portaria nº 2.349 também do ano de 2014. Dada a importância do programa, em 2021, o Governo do Estado sancionou a Lei Estadual n° 14.359, que institui o Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, implantando através de lei, a Política de Educação Integral no Estado da Bahia.