SEC discute abertura de novos Polos Estaduais da UAB com gestores dos NTEs

Palavras-chave:
Com o objetivo de apresentar informações para o planejamento de abertura de novos polos estaduais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta terça-feira (22), uma reunião com os gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Atualmente, a Bahia conta com 68 Polos de Apoio Presencial da UAB, dos quais 26 são polos estaduais. A meta do governo do Estado é ampliar o número de polos estaduais UAB para o alcance de 79 unidades até 2023.
 
O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância da articulação para a criação de novos polos. “Para além do reconhecimento da ampliação da oferta do Ensino Superior na Bahia, hoje com 12 Instituições de Ensino Superior (IES), o fortalecimento dos polos UAB na Bahia faz parte da agenda do governo do Estado para a garantia da melhoria dos indicadores educacionais, com ampliação da formação de profissionais de Educação nos diversos Territórios de Identidade da Bahia”, destacou.
 
A assessora da Educação Superior da SEC, Camila Souza, também comentou sobre o assunto discutido. “A implantação de novos polos estaduais da UAB se mantêm como estratégia de superação das desigualdades educacionais encontradas em alguns municípios do território baiano. Para além de contribuir com a política de democratização do acesso, se estabelece como política pública de formação de professores em exercício da Educação Básica”, disse. 
 
Sobre os polos UAB - Os polos estaduais da UAB foram criados através de decreto nº 13.301, de 19 de setembro de 2011, como unidades educacionais voltadas para o desenvolvimento da modalidade de Educação à Distância, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), disciplinado no Decreto Federal nº 5.800, de 8 de junho de 2006, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior e de formação continuada no âmbito do Estado.

Notícias Relacionadas