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SEC discute fortalecimento dos programas de aprendizagem nas escolas em Tempo Integral
Publicado em seg, 28/02/2022 - 17:41 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Na pauta com os gestores escolares, também foram abordadas questões como o programa Aprender Valor. Desenvolvido em parceria com o Banco Central do Brasil, este programa tem por objetivo instrumentalizar as secretarias de Educação e escolas para o ensino da Educação Financeira. Atualmente, o programa está disponibilizado pelas escolas do Ensino Fundamental II, sendo um tema eletivo no currículo do novo Ensino Médio e que integrará a proposta curricular das escolas em Tempo Integral.
Os educadores também abordaram a distorção idade/série. De acordo com o coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a distorção entre idade/série é um dos itens que é levado em consideração nas avaliações de larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para ele, a mobilização em torno dos temas abordados tem um foco. “É preciso deixar a gestão mais próxima da juventude. Essa é uma das principais diretrizes do nosso governo. Por isso, aproveitamos a oportunidade para falar sobre estes programas nas unidades em Tempo Integral, de modo que se qualifique cada vez mais o cotidiano e o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, avaliou Marcius.
Para a diretora do NTE de Irecê, Fabrizia Oliveira, o encontro realizou um debate produtivo em busca de um ensino integral cada vez mais qualificado. “As pautas apresentadas são questões essenciais para melhoria no ensino. O Governo da Bahia abre, com os encontros, um debate sobre programas e projetos e realiza uma análise sobre as estruturas pedagógicas e organizacionais das unidades, enfatizando as linguagens formativas humanas como dimensões da formação do sujeito e no fomento das políticas para a juventude. O diálogo potencializa os resultados, sem perder de vista as características de cada região”.
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