SEC discute fortalecimento dos programas de aprendizagem nas escolas em Tempo Integral

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A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (28), uma série de encontros virtuais com gestores das unidades escolares em Tempo Integral e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com o objetivo de potencializar o acesso dos estudantes desta modalidade a programas como o Educar para Trabalhar, que oferta 43 cursos de qualificação profissional, em 10 eixos tecnológicos diferentes para os estudantes. A rede estadual de ensino já conta com 266 unidades escolares em Tempo Integral, o que corresponde a 58 locais a mais em relação ao ano letivo continuum 2020/21. Ao todo são 44 mil estudantes beneficiados com esta modalidade que vem sendo ampliada pelo governo do Estado.
 
Na pauta com os gestores escolares, também foram abordadas questões como o programa Aprender Valor.  Desenvolvido em parceria com o Banco Central do Brasil, este programa tem por objetivo instrumentalizar as secretarias de Educação e escolas para o ensino da Educação Financeira.  Atualmente, o programa está disponibilizado pelas escolas do Ensino Fundamental II, sendo um tema eletivo no currículo do novo Ensino Médio e que integrará a proposta curricular das escolas em Tempo Integral.
 
Os educadores também abordaram a distorção idade/série. De acordo com o  coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a distorção entre idade/série é um dos itens que é levado em consideração nas avaliações de larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para ele, a mobilização em torno dos temas abordados tem um foco. “É preciso deixar a gestão mais próxima da juventude. Essa é uma das principais diretrizes do nosso governo. Por isso, aproveitamos a oportunidade para falar sobre estes programas nas unidades em Tempo Integral, de modo que se qualifique cada vez mais o cotidiano e o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, avaliou Marcius. 
 
Para a diretora do NTE de Irecê, Fabrizia Oliveira, o encontro realizou um debate produtivo em busca de um ensino integral cada vez mais qualificado. “As pautas apresentadas são questões essenciais para melhoria no ensino. O Governo da Bahia abre, com os encontros, um debate sobre programas e projetos e realiza uma análise sobre as estruturas pedagógicas e organizacionais das unidades, enfatizando as linguagens formativas humanas como dimensões da formação do sujeito e no fomento das políticas para a juventude. O diálogo potencializa os resultados, sem perder de vista as características de cada região”.

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