SEC discute implementação do Novo Ensino Médio com representante do MEC

Fotos: Claudionor Jr.
Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre a implementação do Novo Ensino Médio, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (31), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, um encontro com o coordenador geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Fernando Wirthmann Ferreira. A atividade contou com a participação de dirigentes e técnicos da SEC.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, falou sobre a importância do encontro. “O nosso intuito foi alinhar as diretrizes nacionais em relação à implementação do Novo Ensino Médio. Já que é uma política nacional, é bom escutar o MEC para entender tecnicamente quais são os avanços dessa implementação que, inclusive, já começou na Bahia com as escolas do projeto piloto. O encontro também serviu para saber quais são as mudanças, o que tem sido processado pelo MEC e qual a orientação para os estados, que são responsáveis pela oferta do Ensino Médio”.

Fernando Wirthmann destacou os desafios da implementação do Novo Ensino Médio. “Um dos grandes desafios é fazer a ampliação da caga horária de 800 para mil horas anuais. Outro ponto muito importante é a reorganização curricular, pois o currículo passa a ser formado por dois blocos indissociáveis. O primeiro é a formação geral básica comum para todos os jovens do Brasil. O segundo refere aos itinerários formativos, que precisam estar alinhados com as expectativas e necessidade dos jovens. Esse desafio é muito grande, principalmente em uma implementação de forma equitativa para todas as escolas do país”.

Ainda estiveram presentes à reunião o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; o coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos, Marcius Gomes; a diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais, Jurema Brito; o diretor da Educação Integral, Astor Vieira; a diretora de Educação e suas Modalidades, Iara Icó; e o coordenador da Educação de Educação Ambiental e Saúde, Fábio Barbosa.

DCRB - O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) aprovou, no último mês de março, o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para o Ensino Médio, enviado para apreciação e parecer pela SEC. O DCRB é o normativo estadual que visa orientar os sistemas, as redes e as instituições de ensino da Educação Básica do Estado na elaboração dos seus referenciais curriculares e/ou organização curricular escolar, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).

Antes de ser encaminhado ao CEE/BA, o DCRB do Ensino Médio passou por consulta pública, promovida pela SEC, nos meses de julho e agosto de 2021. O objetivo com esta escuta foi aprimorar e qualificar ainda mais o documento, bem como assegurar transparência, legitimidade, participação dos interessados no processo e, principalmente, contemplar a diversidade e particularidade da Bahia, evidenciando a identidade do povo baiano.