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SEC discute o papel dos programas PIBID e PRP na articulação entre Educação Básica e Ensino Superior
Publicado em qui, 14/09/2023 - 17:49 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA
O PIBID e o PRP se constituem em desdobramentos da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), especificamente de iniciação à docência, por meio da inserção de estudantes de licenciaturas em contextos profissionais, no âmbito da escola básica, potencializando experiências formativas em um processo contínuo experimental.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância do PIBID para a iniciação na docência e do PRP para a residência pedagógica na rede estadual de ensino. “Trata-se do fortalecimento e enriquecimento da formação inicial de professores alinhada com as realidades vivenciadas nas escolas da Educação Básica da rede estadual. Integrar com as universidades é trazer a presença da universidade na Educação Básica e da Educação Básica na universidade, colhendo sempre qualificação dos fazeres dos nossos professores e estudantes e, também, qualificando professores da Educação Superior e estudantes de licenciaturas em formação”.
Para Thaís Vinhas, que atua como coordenadora do PRP na UNEB, essa articulação com a Educação Básica é fundamental. “Configura-se como um momento importante de fortalecimento dessa relação através dos órgãos gestores da Educação na Bahia e para que os programas se desenvolvam nas universidades, a gente precisa dessa parceria e esse momento de encontro para o compartilhamento de ideias, proposições e percepções que nós temos desta relação”, afirmou.
Na Bahia, participam dos programas de PIBID e PRP, com intermédio da SEC, as instituições públicas de Educação Superior UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFSB, UFBA, UFOB, UNILAB, IFBA, IFBAIANO, UNIVASF e UFRB, além da Universidade Católica do Salvador (UCSal), instituição privada de ensino.
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