SEC discute pautas da Educação durante o IV Encontro Estadual da CECAF-BA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quinta-feira (15), do IV Encontro Estadual da Central Estadual das Associações das Comunidades Tradicionais da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (CECAF-BA). O encontro, realizado de forma virtual, teve como tema "Políticas públicas e associativismo na Bahia" e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades e técnicos.

O secretário Jerônimo Rodrigues abordou algumas pautas da Educação que estão contextualizadas com a realidade das pessoas do campo. "Quero me colocar à disposição para que a gente possa, junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), preparar um curso de curta duração para que a liderança da CECAF amplie a sua capacidade de dialogar com a questão da tecnologia na utilização de algumas plataformas digitais. Outra pauta a ser tratada é o acesso à internet de qualidade nas comunidades rurais que, assim como a energia, é fundamental", destacou.

O presidente da CECAF, Weldes Queiroz, falou sobre a importância dos esforços do Estado no compromisso com a Educação pública. "Nós temos 30% da população que vive e trabalha no campo e a educação chega e precisa continuar chegando até lá. Nós estamos vivendo um momento difícil e sabemos dos esforços que a Secretaria da Educação do Estado tem tido em relação à educação para toda a rede e, também, estamos neste mesmo intuito de fazer com que ela consiga voltar ao seu curso normal", afirmou.

O encontro ainda contou com as participações do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, dentre outros.

Ações - A rede estadual de ensino conta com 134 escolas do campo, 41 espaços escolares quilombolas e 528 anexos, além de ter parceria com 32 Escolas Famílias Agrícolas e 70 mil estudantes nesses espaços. Em 2020, o governo do Estado entregou o Colégio Estadual do Campo Anderson França, no Assentamento Jaci Rocha, em Prado. Com investimento de 3,7 milhões, a unidade escolar tem uma ampla e moderna infraestrutura para atender aos estudantes em parceria com a prefeitura municipal. Em Campo Formoso, foi entregue o Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, que recebeu investimento de R$ 3,5 milhões.

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a SEC está viabilizando dezenas de projetos e recursos pedagógicos direcionados para a Educação do Campo, a Quilombola, a Indígena e a de Jovens e Adultos (EJA). Para a Educação do Campo e a Educação Quilombola, no segundo semestre de 2020, por exemplo, foram disponibilizados, por meio do Fundo de Assistência Educacional (FAED), mais de R$ 390 mil para o desenvolvimento de projetos em escolas de assentamento e em espaços escolares quilombolas. O objetivo foi proporcionar melhorias pedagógicas nas escolas e reforçar a prática da autogestão.