SEC e a chinesa Huawei avançam na parceria para implantação de primeira sala de aula 100% tecnológica na Bahia

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA
O Governo do Estado dá mais um passo para modernizar sua rede de ensino. Na manhã desta terça-feira (27), a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, o assessor especial da Casa Civil, Matteus Martins, e o representante da gigante de tecnologia chinesa Huawei,  Charles Zhang, visitaram o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas. O foco da parceria é a implantação da primeira sala de aula 100% digital, na Bahia, com a instalação de equipamentos e a aplicação dos recursos tecnológicos. 
 
A parceria foi iniciada com um memorando de intenções assinado com a empresa, em abril deste ano, durante missão internacional do Governo da Bahia na China. Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues também visitou uma escola chinesa, parceira da Huawei, onde conheceu a funcionalidade da conexão e a tecnologia aplicada na sala. Com o início da implantação do projeto-piloto, as tecnologias serão utilizadas em sua plenitude para, depois, ter início a sua expansão para demais locais.
 
O CEEPTIC de Lauro de Freitas atende a mais de mil estudantes em quatro cursos de Educação Profissional e Tecnológica. É uma unidade com grande potencial de desenvolvimento de tecnologia e inovação. A secretária Adélia Pinheiro ressaltou a importância da escolha do equipamento para abrigar o projeto-piloto e da parceria com a empresa de tecnologia, que é referência no mundo.
 
“Recebemos o representante da Huawei do Brasil para estreitar essa parceria com a instalação de equipamentos de ponta na escola. Este é um espaço de qualificação, capacitação e formação de estudantes e, também, de professores na rede estadual de ensino”, explicou a secretária, se referindo, ainda, aos recursos que passarão a ser utilizados na unidade escolar, tais como telas interativas com comunicação; wi-fi de alta densidade, com analíticos para poder fazer análise educacional dos alunos; e óculos de realidade virtual, entre outros.
 
Ainda durante a manhã, no auditório da CEEPTIC de Lauro de Freitas, Adélia Pinheiro participou da abertura do curso de Capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que reuniu 66 profissionais das escolas estaduais de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas