SEC e instituições educacionais alinham anteprojeto de lei do Sistema de Educação do Estado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encerrou, nesta sexta-feira (9), o Seminário Colaborativo do Sistema de Educação do Estado da Bahia, que foi realizado através do canal Educação Bahia, no YouTube. A ação integrada da SEC, realizada em dois dias, teve como objetivo discutir as questões centrais voltadas à construção do anteprojeto de lei do Sistema de Educação do Estado da Bahia, que deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para que seja discutido e transformado em lei.  A atividade, neste segundo dia, contou com as presenças do reitor da Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB), Luiz Otávio, e educadores da Educação Básica e do Ensino Superior, e foi concluída pelo subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza.

>> Assista à live pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=GUSiWFufxvw

Mediado pela coordenadora do Fórum de Educação do Estado da Bahia (FEEBA), Alessandra Assis, e do conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE), Luiz Paulo Neiva, o segundo dia do seminário foi concluído pelo subsecretário Danilo Souza, que destacou a importância da parceria entre a SEC e as instituições e entidades parceiras. “Esta discussão, que vem sendo trabalhada aqui, na Bahia, com a parceria e apoio muito forte das nossas instituições de Ensino Superior, principalmente as universidades estaduais da Bahia, é uma proposta de uma política de Educação que tenha objetivos e metas para que possa construir uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva”, disse o gestor, que lidera a Comissão Especial de Elaboração do Anteprojeto e Sistema, criada pelo secretário Jerônimo Rodrigues, para elaborar a proposta.

O desafio de pensar, elaborar e sistematizar as primeiras ideias para a criação de um Sistema de Educação do Estado também foi ressaltado pelo reitor da UESB, Luiz Otávio, que é membro da comissão especial, representando reitores do Estado. “As possibilidades de cooperação entre universidade, Estado e municípios para a concepção das metas acadêmicas, sociais e cidadã no Sistema de Educação da Bahia passam por uma preocupação que diz respeito à composição do sistema, ou seja, como serão definidas as instituições e as instâncias que irão compô-la, levando em conta o que temos acompanhado em termos de proposição dos sistemas de Educação”.

Participaram, também, a professora Catarina Santos, da Universidade de Brasília (UNB) e coordenadora do Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que abordou sobre os processos estruturantes da Educação; e o professor José Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo, que falou sobre o financiamento da Educação. Os intérpretes de Libra foram Eudi e Filipi.