SEC e SEPROMI lançam edital para projetos que tenham como temas a história afro-brasileira e indígena

Foto: Reprodução internet
As secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) lançaram, nesta terça-feira (19), as inscrições para o Edital Professor Jorge Conceição voltada à premiação de projetos que tenham como temas a história afro-brasileira e indígena. A chamada pública selecionará propostas elaboradas por gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da rede estadual de ensino.
 
As premiações podem chegar a R$ 50 mil. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 9 de novembro, exclusivamente pelo formulário on-line disponibilizado aqui
 
 
Na modalidade de recursos educacionais, o prêmio poderá contemplar, por exemplo, produções literárias, revistas em quadrinhos, e-book, animação, documentário, manual, jogos educativos, criação de páginas web e cadernos de apoio à aprendizagem. 
 
Podem ser inscritos, ainda, projetos nas temáticas de produções artísticas; saúde da população negra ou indígena; literatura; patrimônio cultural e memórias; identidades e territórios; gênero e sexualidades; empoderamento; práticas comunitárias e tradicionais; e enfrentamento à intolerância religiosa, dentre outros.
 
Sobre o professor Jorge Conceição
 
Jorge Conceição foi professor titular de Geopolítica e de diversas disciplinas na UCSAL, UNEB e em outras instituições de ensino, tendo atuado, também, nos cursos de pós-graduação em História da Cultura Africana, ocorridos no CEAO – UFBA, em 1982 e em 1986. Também era pesquisador de abordagens holísticas no campo da Medicina, Ecologia/Sustentabilidade e Arte-Educação. É um dos fundadores do Coletivo de Entidades Negras (CEN). 
 
Um dos grandes destaques na trajetória de Jorge Conceição foi, sem dúvidas, o trabalho na área da literatura infantil, com grande contribuição para a disseminação e o avanço da educação antirracista no Brasil. Em 1995, lançou "O Boi Multicor", livro que traz recriações do "boi da cara preta", trazendo, nesta história, novas concepções sobre a estética e linguagem associadas à raça negra.

Notícias Relacionadas