SEC e SESAB realizam último módulo do curso "Escolas seguras" sobre aplicabilidade de protocolos nas unidades escolares

Palavras-chave:

As secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) realizaram, nesta quarta-feira (31), o último dos três módulos do curso do projeto "Escola segura em tempos de pandemia da Covid-19", no qual foi abordado o tema "Dialogar e construir caminhos sobre a aplicabilidade das medidas dos protocolos nas escolas e comunidades". Mediada pela sanitarista da SESAB, Claudia Lima, a atividade foi voltada para servidores das áreas da Educação e da Saúde, com o objetivo de que todos sejam promotores de saúde.  

>> Acesse a live no endereço https://cutt.ly/8cyyqBX.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, falou dos próximos passos que envolverão a iniciativa. "Ao final do curso on-line, os resultados esperados são que os professores, servidores e alunos conheçam e atuem com atitudes e comportamentos mais seguros para o desenvolvimento de escolas promotoras de saúde no cenário de pandemia da Covid-19, no Estado da Bahia".

Em sua apresentação, a enfermeira especialista em controle de infecção da SESAB, Thaisse Andrade, destacou os conteúdos do módulo. "Abordamos sobre a estrutura física dos ambientes escolares; as adequações que podem ser feitas; os equipamentos de proteção individual, em especial, o uso da máscara; a limpeza e desinfecção de superfícies e, por fim, a educação permanente e supervisão nas instituições educacionais", destacou.

O módulo também foi ministrado pela enfermeira sanitarista da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, Imeide dos Santos. "Destacamos as orientações para as unidades escolares e os critérios para o monitoramento e a suspensão das aulas. O objetivo foi dialogar e construir caminhos sobre a aplicabilidade das medidas dos protocolos nas escolas e comunidades, baseando em quatro eixos: engajamento familiar; ambiente escolar; rotinas de trabalho em tempos de Covid-19; e cuidados de prevenção à Covid-19", comentou.

Sobre o curso - O curso é fruto de um projeto do Governo do Estado, em articulação entre a SEC e a SESAB, dentro de um processo de integração com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e outras instituições, com o foco no desenvolvimento de ambientes escolares seguros. A iniciativa envolve a participação dos profissionais dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e Núcleos Regionais de Saúde (NRSs), além dos programas de Saúde da SEC, como o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor e o Programa Saúde na Escola. O projeto faz parte do "Plano estratégico de retomada gradativa e segura das atividades escolares" da SEC, em consonância com as políticas nacionais de promoção da saúde.

Notícias Relacionadas