SEC e Todos pela Educação dialogam sobre desafios para a melhoria das aprendizagens

Reunião com dirigentes da FGV
Fotos: Claudinor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta sexta-feira (1º), um encontro com o Todos pela Educação, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural e suprapartidária que tem uma atuação focada na melhoria da Educação no país. O objetivo foi ouvir as demandas e as propostas do movimento com foco na realidade da Bahia, na perspectiva de fortalecer a gestão da Educação no Estado e, principalmente, as estratégias já adotadas para a melhoria das aprendizagens dos estudantes.

A presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz, foi recebida pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, dirigentes e técnicos da secretaria, além de gestores escolares. A atividade também contou com a presença do diretor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Educação, Henrique Paim. Na oportunidade, Priscila Cruz discorreu sobre o #EducaçãoJá. O documento apresenta indicadores educacionais, trata de questões como avanços e desafios nas aprendizagens e apresenta sete temáticas prioritárias e 24 medidas específicas, que visam contribuir para que o Governo Federal estabeleça, de 2019 a 2022, políticas públicas que garantam aos estudantes o direito de aprender e promova um salto de qualidade na educação brasileira.

As sete temáticas apresentadas são: Governança e Gestão; Financiamento; Base Nacional Comum Curricular; Professores; Primeira Infância; Alfabetização e Ensino Médio. Entre as medidas específicas estão: a expansão da adoção de práticas colaborativas com os municípios; aprimoramentos e expansão das escolas de Ensino Médio em tempo integral (EMTI); melhorias na carreira e desenvolvimento profissional dos professores concursados; e adaptação de políticas nacionais de natureza pedagógica à BNCC, como o Plano Nacional do livro Didático (PNLD) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo movimento Todos pela Educação. “A nossa expectativa é olhar além dos muros da Bahia. Estamos empenhados em rever indicadores e estratégias e o movimento Todos pela Educação é muito importante para nós. Nosso interesse é continuar esta relação, aprofundar e ver as possibilidades de ajuda para a construção de uma agenda de monitoramento da qualidade da educação, desde a Educação Infantil até a Educação Superior, porque nós não abrimos mãos deste lugar de fazer uma gestão da Educação na Bahia, fortalecendo o regime de colaboração com os municípios, as boas práticas e experiências, as nossas escolas e a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

Priscila Cruz, que dialogou com os participantes sobre diferentes aspectos do documento #Educaçãojá, falou sobre os desdobramentos esperados a partir deste encontro na SEC.  “O que a gente viu hoje, foi o início de um trabalho conjunto e cada vez mais forte entre a sociedade civil brasileira e o Estado da Bahia, com todo o potencial que o Estado tem de melhorar os resultados educacionais, com todas as condições já dadas na Secretaria da Educação com um clareamento melhor com relação ao foco, aos propósitos e às políticas que vão gerar mais resultados. Saí desta reunião muito otimista em relação a esses resultados que a gente vai sim poder ver no futuro, certamente, aqui no Estado da Bahia”, destacou a presidente.