SEC e UNEB assinam termo de cooperação para ações que articulam Educação Básica e Ensino Superior

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira (4), a assinatura de termo de cooperação técnica, educacional, científica e cultural com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB). O objetivo da ação é promover o desenvolvimento e a execução conjunta de atividades educacionais em articulação com as unidades escolares do Estado e potencializar a gestão compartilhada dos Complexos Integrados de Educação Básica (CIE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da parceria que já vem sendo articulada. “A assinatura do termo de cooperação mostra que 2020 não é um ano perdido e estamos em um momento de resistência. A UNEB, que é uma universidade multi campi e está nos 27 Territórios de Identidade, pode contribuir ainda mais neste processo de fortalecimento da educação, integrando Educação Básica e Ensino Superior. Esta parceria pode levar o trabalho desenvolvido em municípios como Caetité, Eunápolis, Senhor do Bonfim e Ipiaú para todo o Estado, com a utilização dos Complexos Integrados de Educação como locais de formação, pesquisa e ressignificação da Educação Básica”, disse.

O reitor da UNEB, José Bites, destacou o papel da universidade no fortalecimento da educação baiana. “Em conjunto, estamos construindo um modelo de integração da Educação Básica e do Ensino Superior, que pode ser representado com a consolidação do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú. Este termo de cooperação fortalece ainda mais a presença da universidade nos diversos territórios, envolvendo a interação dos projetos políticos pedagógicos”.

O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância da assinatura do termo de cooperação. “Com essa iniciativa, também reconhecemos o que já é desenvolvido dentro do aspecto acadêmico pedagógico com a UNEB, consolidando o que temos realizado dentro da formação inicial, dos programas e dos projetos de extensão universitária e de iniciação à docência”, afirmou.

Para Robson Costa, coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CEI), a parceria pode garantir “aprimoramento de processos de gestão escolar; da organização pedagógica, em especial das práticas e metodologias; e dos tempos e espaços formativos, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas unidades escolares onde estão ou serão implementados os Complexos Integrados da Educação Básica, Profissional e Tecnológica e Campus Integrado”, explicou.

Ainda estiveram presentes na cerimônia virtual representantes do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), do Colegiado Territorial, Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e dos Diretórios de Departamento da UNEB, além de educadores da Educação Básica e do Ensino Superior.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação  funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio na proposta de ensino integral.