SEC e UNIVASF discutem parcerias para fortalecer a integração da Educação Básica e o Ensino Superior

A Secretaria da Educação Estado (SEC) realizou uma reunião, nesta quarta-feira (19), com representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para discutir parcerias que fortaleçam a  integração da Educação Básica e o Ensino Superior. Na oportunidade, foram apresentadas propostas para integrar escolas estaduais aos campus da universidade, promovendo uma gestão compartilhada que qualifique o aprendizado na rede estadual e na formação dos cursos de licenciatura.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES). "Essa relação, para a rede estadual, é algo que procuramos, pois qualifica o ensino e proporciona não apenas a formação de professores, mas nos ajuda a identificar demandas por profissionais nos diversos territórios da Bahia. A proposta é uma gestão compartilhada que possa fortalecer a aprendizagem em uma via de mão dupla, tendo as escolas também como protagonistas. Temos o conhecimento da relação da UNIVASF com o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, e, além de institucionalizar essa relação, trazendo um novo conceito na parceria, queremos expandir para outras unidades escolares e municípios onde a universidade possui campus".

Para o pró-reitor de Ensino da UNIVASF, Adelson Dias, o diálogo com a SEC está sendo prioritário para a instituição. "Por termos campi nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso e atuarmos fortemente na formação de professores na região, realizar uma agenda que integra os saberes e as práticas da Educação Básica e do Ensino Superior é muito importante para nós. Então, entendo que este passo dado hoje, de fato, vai fortalecer essa relação, dentro de uma proposta comum para melhorar a qualidade do ensino e a formação de docentes na região", afirmou.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), Robson Costa, falou da proposta que já está sendo desenvolvida na rede estadual. "É uma prática concreta que realizamos nos CIEs nos municípios de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Será mais uma oportunidade de fortalecemos essa articulação com o Ensino Superior".

Segundo o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes, essa integração tem o objetivo também de proporcionar a entrada do jovem na universidade. "A SEC trabalha com o conceito que essa integração tem que promover estratégias que beneficiem o acesso do estudante do Ensino Médio na universidade, promovendo uma relação de unidade entre a escola e a instituição e discutindo propostas curriculares", explicou.

Ainda participaram do encontro Samara Andrade, secretária de Registro e Controle Acadêmico da UNIVASF, e Rowenna Brito, assessora institucional da SEC.

Notícias Relacionadas