Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › SEC fortalece ações de alfabetização de crianças, jovens e adultos
SEC fortalece ações de alfabetização de crianças, jovens e adultos
Publicado em sab, 05/01/2019 - 08:00 por Desconhecido
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está desenvolvendo ações estratégicas, em parceria com municípios, voltadas à alfabetização das crianças na idade certa, até os oito anos. Em 2017 e 2018, foram 375 municípios adidos, com uma demanda de 3.358 gestores; 35 formadores estaduais; 13.211 professores alfabetizadores e 893.390 alunos; 249 coordenadores pedagógicos; 122 coordenadores locais; 2.039 escolas na zona urbana e 3.707 na rural.
Através do Programa Estadual Pacto pela Educação e por meio do regime de colaboração com os municípios, o Estado vem realizando formação de coordenadores pedagógicos e de coordenadores locais e assessoramento técnico a esses municípios no monitoramento dos Planos Municipais de Educação. Também estão sendo elaborados diagnóstico e Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais da Educação das redes municipais. Além das redes de assistência técnica e pedagógica aos municípios, a Secretaria também distribui material didático. Nesse período, de 2015 a 2017, já foram capacitados 70.180 professores das redes estadual e municipal.
Todos pela Alfabetização promove cidadania e autoestima - Aprender a ler e a escrever tem se tornado um sonho possível para mais de 1,5 milhão de baianos que foram beneficiados com o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), executado pela Secretaria da Educação do Estado, realizado em parceria com o Governo Federal e com o apoio dos municípios e das entidades sociais e sindicais. De 2015 a 2018 (8ª a 10ª etapa), o TOPA assegurou a inclusão educacional daqueles que não tiveram acesso à educação na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, ciganos, população ribeirinha, pescadores, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e população carcerária em 324 municípios baianos, somando, nesse mesmo período, 111.534 alunos alfabetizados.
Na 10ª etapa, finalizada em abril deste ano, o TOPA atendeu a 105 municípios baianos, com 12.461 matriculados, em parceria com 52 prefeituras e 108 entidades não governamentais e organizações diversas, incluindo igrejas, terreiros, associações de moradores, sindicatos, empresas públicas e privadas. O programa apresentou bons indicadores na Bahia, onde a alfabetização da população de 15 anos e mais passou de 81,4% (2006) para 86,5% (2015) e para 87,3% em 2018, o que representa um crescimento de 5,9%, do período de 2006 a 2018.
Mas os benefícios do programa vão além dos indicadores, contribuindo para o resgate da cidadania e da autoestima das pessoas, como os 20 pescadores e marisqueiras do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que participaram da 10ª etapa do TOPA. Após a jornada de trabalho, que se inicia antes do dia amanhecer, catando mariscos ou pescando debaixo de sol ou chuva, eles substituíam os instrumentos de trabalho – espátulas, baldes, redes e anzóis – por lápis, borrachas, cadernos e livros, nas aulas realizadas à noite.
Nada disso representou um sacrifício para a marisqueira Rosemare Santana Costa, 54, que dedicou a vida aos cinco filhos e só agora teve a oportunidade de entrar em uma sala de aula. “Já aprendi a juntar as letras para ler as placas dos ônibus e isso é muito bom, porque não fico mais me batendo para identificar qual que eu vou pegar. Estou aprendendo a ler e a escrever, porque quero ser alguém na vida e o meu sonho é ter minha loja de roupa”, revelou, entusiasmada.
Cleonice Mota dos Santos, 48, também está feliz com a emancipação na leitura e na escrita. “Aprender nunca é demais. É sempre bom, porque quando a gente aprende a ler e a escrever abre o horizonte e você viaja sem sair do lugar. Eu estou muito feliz de estar me desenvolvendo e, aos poucos, eu chego lá”, acredita a marisqueira. O pescador e marisqueiro Greicinaldo Dantas, 40, que tem 27 anos de profissão, também se mostra vitorioso. “Me sinto realizado quando aprendo a ler e escrever uma palavra nova. Quando eu aprendi a escrever meu nome, fiquei muito feliz”, destacou.
Notícias Relacionadas
-
Desfile de Sete de Setembro é marcado pela participação das fanfarras escolares
-
Obras de modernização ampliam instalações do Colégio Estadual de Ubatã
-
Modalidades individuais da etapa estadual dos Jogos Escolares acontecem em Salvador e Lauro de Freitas
-
Jogos Escolares da Bahia classificam campeões de modalidades coletivas para Jogos da Juventude 2024
-
SEC Itinerante potencializa atendimentos nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação e escolas estaduais
-
Prorrogadas inscrições para formações sobre desenvolvimento socioemocional e educação financeira
-
Fanfarras de colégios estaduais da Bahia abrilhantam o desfile de Sete de Setembro neste sábado (7)