SEC participa da comemoração dos 121 anos de nascimento de Anísio Teixeira, promovida pela Biblioteca de Paiaiá

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado participou da comemoração virtual pelos 121 anos do educador Anísio Teixeira (1900-1971), neste 12 de julho, promovida pela Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, situada no povoado de São José do Paiaiá, no município de Nova Soure, que faz aniversário de 20 anos de serviço à comunidade. O espaço, que leva o nome de uma antiga professora da localidade, é considerado a maior biblioteca rural do mundo, com um acervo de mais de 110 mil livros. A live, mediada pelo historiador Geraldo Prado, contou com o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, e pode ser conferida clicando aqui.
 
O gestor da SEC, Marcius Gomes, parabenizou a iniciativa da live em homenagem a Anísio Teixeira e aos 20 anos da biblioteca. “Celebrar Anísio, que tem um significado enorme para os baianos em particular, é um exercício que temos a partir da sua vida e obra, porque é sempre necessário reconhecermos a memória e a história desse grande educador, e a Bahia tem se dedicado a esta agenda. E dentro dos princípios e pensamentos anisianos, o governo Rui Costa tem investido em infraestrutura com mais de 80 obras que envolvem escolas de tempo integral e em políticas para a juventude”. 
 
O historiador Geraldo Prado, idealizador da Biblioteca de Paiaiá, como é conhecida na comunidade, junto ao seu sobrinho Arivaldo Prado, falou sobre a importância de celebrar o aniversário de Anísio Teixeira. “Estamos aqui comemorando os 121 anos de nascimento de Anísio Teixeira, que foi um dos grandes pensadores na educação brasileira e a sua grande obra dele circular até hoje, um dos membros do  grupo que lançou, na década de 30, o ‘manifesto dos pioneiros’, que pregava a universalização da escola pública, laica e gratuita, tendo sido a primeira iniciativa de se implantar um modelo inovador de educação no país”
 
Participaram também da live a professora Kelly Alves, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a deputada estadual Fátima Nunes, que falaram sobre o legado de Anísio Teixeira.

Notícias Relacionadas