SEC participa da Conferência Estadual de Educação da Bahia 2023

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, ao longo desta sexta-feira (20), da abertura da Conferência Estadual de Educação da Bahia 2023 (COEED-BA), que prossegue, de forma on-line, até sábado (21). Transmitido no YouTube, através do canal Web TV Undime Bahia (https://www.youtube.com/watch?v=WxRrk5vxkeY), o evento tem como objetivo consolidar o diálogo e a participação social na definição das políticas educacionais. 
 
A etapa presencial da conferência será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador, em local a ser definido. O encontro estadual é preparatório e deliberativo para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro, em Brasília. 
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância da conferência. “Não estamos tratando de qualquer conferência e, sim, de um processo de diálogos retomados após uma interrupção importante que levou à ruptura de importantes políticas públicas nacionais. Eu me refiro a um contexto nacional, que retomamos a partir de janeiro de 2023, nos obrigando a olhar para trás, a fazer um balanço e o monitoramento do que conseguimos avançar no Plano Nacional de Educação e em planos estaduais e municipais”, afirmou. 
 
O coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), João Danilo Batista, celebrou a realização da conferência de forma colaborativa e coletiva. “Nós conclamamos a todos os baianos a participarem das conferências extraordinárias da Educação. É uma alegria falar que estamos com o apoio de todos os setores e segmentos educacionais da Bahia representando este coletivo plural e diverso, que é o FEE, ombreados com os fóruns municipais e realizando conferências em quase todos os nossos municípios e territórios da Bahia. Esta é uma tarefa histórica, que nos enche de força para continuar na luta”. 
 
A atividade ainda contou também com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), Anderson Passos; da representante da rede de fóruns, Talamira Taita; da representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), Gilvânia Nascimento; do coordenador geral da APLB, Rui Oliveira; do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Israel Santos; e do representante da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Victor Queirós.

Notícias Relacionadas