SEC participa de reunião ordinária do CEE sobre diretrizes da Educação Científica

Palavras-chave:
Foto: Amanda Chung / SECBA
A Secretaria da Educação do Estado participou, nesta segunda-feira (23), de sessão ordinária do Conselho de Educação da Bahia (CEE-BA), realizada no Parque Tecnológico da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), que tratou do lançamento da portaria que definirá as diretrizes para a Educação Científica no sistema estadual de ensino. Durante a reunião, foi formada uma comissão para a construção da normativa da Educação Científica e Tecnológica da Bahia.
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que esteve presente ao lado do secretário da Secti, André Joazeiro, destacou a importância da parceria das duas secretarias estaduais para ampliar a Educação Científica na rede estadual de ensino. “Na nossa rede já temos trabalhado a partir de uma política, com ações e programas, voltados à Educação Científica e, hoje, colhemos significativos resultados. A SEC estreita associação com a Secti trazendo para a rede estadual da Educação Básica e também para a Educação Superior, através do vínculo com as quatro universidades estaduais, o compromisso de fomento, de estímulo e consolidação da produção do conhecimento científico e desenvolvimento de tecnologias”.
 
A realização, em dezembro, de mais uma edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) foi realçada pela secretária. “Teremos, na feira, quase 1.100 projetos inscritos, o que é um número que bate record e mostra que estamos no caminho certo, sendo este um acúmulo crescente de experiências da consolidação da produção do conhecimento na rede estadual de Educação Básica”.   
 
O presidente do CEE, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a importância dessa sessão ordinária do conselho. “Hoje, como parte ainda da semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizamos esta sessão especial, para lançarmos a portaria que cria a comissão para construir uma resolução sobre educação científica na Bahia. Esta é uma temática importante e nós temos iniciativas impressionantes no Estado e acreditamos que, criando uma comissão e realizando um debate em todo o Estado, com o apoio das secretarias da Educação e de Ciências, Tecnologia e Inovação e de outros parceiros, poderemos ter uma resolução que dê conta e incentive o aprofundamento desta temática no nosso sistema de ensino como um todo”, explicou.    
 
O conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Nildon Pitombo, foi escolhido para presidir a comissão para a construção da normativa da Educação Científica e Tecnológica da Bahia. “Teremos 90 dias para a construção da normativa científica da Bahia, atendendo a uma chamada do Ministério de Ciência e Tecnologia para a consolidação da Educação Científica no país. Considero este momento muito importante para estabelecer atos de direito, que são característicos da Educação Científica”, disse. Participaram, ainda, da mesa de abertura da sessão ordinária do CEE o vice-presidente do conselho, Roberto Gondim Pires, e o chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes.

Notícias Relacionadas