SEC planeja alcançar 100% de adesão dos municípios à campanha Busca Ativa Escolar

A campanha de Busca Ativa Escolar realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em parceria com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), já conta com a adesão de 311 municípios baianos e a meta, para 2022, é chegar a 100%. Nessa atividade de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, o plano de ação inclui, também, reduzir o percentual de estudantes fora da escola; garantir o repasse de protocolo de monitoramento de alunos faltosos para as redes municipais; e assegurar que os alunos desistentes da matrícula estejam inseridos na plataforma da campanha.

A coordenadora do Busca Ativa Escolar da SEC, Jamile Souza, fala sobre a importância da união de diversos setores para o sucesso da campanha que visa garantir ao estudante o seu direito de aprender. “Em menos de um ano de trabalho, incluindo realização de diversas reuniões virtuais, capacitações da equipe, articulação com outros estados, percebemos que quando as diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e demais secretarias, além de Conselho Tutelar, comunidade e família se juntam, é possível colocar todas crianças e todos adolescente na escola”.

O trabalho com as crianças e os adolescentes não acaba quando elas são incluídas na escola, como ressalta Jamile. “Muito pelo contrário, pois ao realizar esse processo de busca ativa, identificam-se os motivos que os afastaram da escola. Entender quem são esses estudantes, onde estão e por que não estão estudando é necessário para compor um diagnóstico da situação no município.

Além da Busca Ativa, o Governo do Estado vem implementando diversas programas e projetos de arte, cultura, esporte, ciência e empreendedorismo, para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e promover o protagonismo estudantil. O Estado também está ampliando a oferta de escolas em tempo integral. A rede estadual já conta com 266 unidades escolares em tempo integral, 58 a mais em relação ao ano letivo continuum 2020/21, alcançando 41 mil estudantes.

Sobre a Busca Ativa – Realizada por uma equipe de trabalho da SEC e mais 27 representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), a Busca Ativa Escolar consiste em uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A iniciativa visa apoiar estados e municípios na identificação, registro por meio de alertas, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A adesão é realizada pelos prefeitos, no site www.buscaativaescolar.org.br.