SEC promove apresentações artísticas em comemoração ao Novembro Negro

Fotos: Josenildo Almeida / Ascom SEC
Dando continuidade às atividades alusivas ao Novembro Negro, campanha dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (22), no subsolo da instituição, apresentações musicais com a participação de artistas convidados, a exemplo do cantor e compositor Tonho Matéria. O evento faz parte de uma série de ações programadas pela SEC que visam a promoção da igualdade étnico-racial e o combate ao racismo, além da valorização da cultura e identidade do povo negro.

A superintendente de Recursos Humanos, Rosário Muricy, falou da importância do evento. “Esta é mais uma atividade de reflexão ao Novembro Negro e ninguém melhor do que Tonho Matéria, que é educador, professor de capoeira e faz um trabalho que vai além da música, para representar esse momento e nos levar a refletir sobre o racismo, para que possamos tratar desse tema não só em novembro e sim todos os dias”.

O cantor Tonho Matéria animou o público presente com diversas canções com temática afro e ressaltou sobre o significado do Novembro Negro. “Vim falar sobre o que o Novembro Negro representa através da música, porque a música do bloco afro é quem mais faz esses caminhos da autoconsciência. O Novembro Negro, na minha forma de pensar, é mais uma data da reflexão, de a gente entender o porquê dessa luta contínua que a gente tem nessas comunidades e o papel principal que Zumbi dos Palmares teve e que cada um de nós devemos dar continuidade”.

O evento também foi marcado pela participação da Rainha do Muzenza e educadora, Claudia Matos, que fez uma apresentação com as Rainhas Azeviche, integrantes de um projeto idealizado por ela. “Como dançarina e professora, me vi na obrigação de levar para a sala de aula a arte e a dança-afro em específico, que, infelizmente, ainda é mal vista na sociedade. Eu precisava desconstruir isso que é plantado na cabeça das nossas crianças e levei para as minhas aulas a história e a cultura negra através da dança”, disse Claudia Mattos, que leciona na rede municipal.