SEC promove avaliação audiométrica gratuita para educadores e servidores da Educação

Como parte das ações focadas na saúde e bem-estar dos profissionais da Educação, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta segunda-feira (17), na sede do órgão, em Salvador, uma avaliação audiométrica gratuita para os servidores, que tem a finalidade de aferir a capacidade de ouvir e reconhecer os sons. A iniciativa promovida pelo Programa Saúde do Professor em parceria com a empresa Conexão Sonora integra a programação do Dia Mundial da Voz, celebrado anualmente em 16 de abril.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, falou da importância do exame. “Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 1,5 milhão de pessoas terão alteração auditiva. Por isso, é tão importante promover ações que permitam que os servidores realizem testes audiométricos, com o objetivo de prevenir possíveis agravas, bem como identificar e tratar as perdas auditivas. Cuidar da saúde auditiva é tarefa de todos. Uma boa saúde auditiva permite uma comunicação adequada. Quando escutamos bem, modulamos a intensidade vocal e adequamos a nossa articulação e entonação da voz. Quando escutamos, utilizamos a nossa voz em toda a sua potencialidade”.

O fonoaudiólogo Ícaro Sena, responsável pelo atendimento, informou em quais casos a avaliação é recomendada. “O exame deve ser feito quando a pessoa estiver com dificuldade para escutar, ouvindo zumbindo, dor de ouvido, sensação de orelha tampada ou, até mesmo, dificuldade de ouvir outras pessoas em um ambiente barulhento”, afirmou ao acrescentar que os pacientes que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para um centro auditivo para fazerem uma avaliação completa da audição.

O motorista Carlos José do Nascimento, 68, foi um dos avaliados. “Comecei a sentir um zumbido há um ano e já estava pensando em ir ao médico para ver isso”, disse. A copeira Graci de Santana, 65, fez o exame pela primeira vez e ficou contente com o resultado. “Gostei muito da oportunidade de fazer esse exame de forma gratuita na SEC. Acabei de saber que a minha audição está normal e, agora, estou tranquila”, comentou.

Comemoração – A programação voltada ao Dia Mundial da Voz segue, nesta terça-feira (18), com o evento comemorativo “Voz – Conexão sem fronteiras”, às 9h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A atividade contará com palestras, mesa redonda e apresentação musical.

O Programa Saúde do Professor conta com uma equipe multidisciplinar - formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas -, que atende as demandas das unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos em todo o Estado. Só neste ano, de janeiro até abril, já foram realizados por psicólogos 2.418 acolhimentos individualizados e 848 oficinas com 24.042 participantes. Os educadores ainda contam com atendimentos psicológicos individuais, cujo agendamento é feito pelo e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br, informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola onde estão lotados.