SEC promove em parceria com o CNPq oficina para elaboração de projetos para a popularização da Ciência

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) deu início, nesta segunda-feira (26), à oficina “Elaboração de projetos para a popularização da Ciência”, com a participação de professores, gestores e técnicos. A atividade on-line, realizada por meio do Programa Ciência na Escola, prossegue até sexta-feira (30), com o objetivo de promover a formação de profissionais das áreas da Educação, Ciência e Tecnologia em conceitos e metodologias de projetos para serem implementados nas cidades de suas regiões. A capacitação é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sob a coordenação do professor Carlos Wagner Costa Araújo, a oficina visa proporcionar aos participantes conhecimentos das diferentes metodologias para a elaboração de projetos científicos e culturais voltados a editais de captação de recursos em órgãos de fomentos. “Esta oficina foi iniciada em 2018, no Maranhão, onde formamos mais de 300 professores. A intenção é qualificar professores e profissionais da Educação para que possam elaborar projetos contextualizados com as realidades locais e regionais, a serem submetidos a editais nos mais diversos órgãos governamentais e até mesmo da iniciativa privada”, disse o educador, que é doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância da capacitação para o fortalecimento e a popularização da Ciência no Estado. “Esta é uma estratégia que envolve o processo de reconstrução e ressignificação do Ciência na Escola, no qual a gente entende que a formação é um dos princípios básicos para a multiplicação e popularização da Ciência. Nesta parceria com o CNPq, a gente buscou fazer um recorte a partir dos projetos estratégicos, compreendendo que a Educação Científica não é uma pauta específica do Ciência na Escola. A intenção é que, com esta experiência, possamos oportunizar a participação efetiva dos nossos pesquisadores e estudantes não só em eventos, mas também na condição de buscar recursos para o desenvolvimento de seus projetos”.

O professor de Iniciação Científica, Luiz Carlos Araújo Ribeiro, do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, um dos participantes da oficina, falou sobre o diferencial desta capacitação. “Esta oficina traz um objetivo diferenciado em relação a todas as outras da SEC que participei, que tinham um cunho mais pedagógico. Esta é uma capacitação que vai nos qualificar para a captação de recursos em editais”.

Sobre a oficina – Destinada a estudantes dos ensinos Médio e Superior, professores, gestores e técnicos de órgãos estaduais e municipais, a Oficina “Elaboração de projetos para a popularização da Ciência” tem como objetivo proporcionar aos participantes conceitos e metodologias para desenvolver e implementar um planejamento estratégico voltado para projetos científicos e culturais. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, na Bahia, conta com o apoio da SEC.

Participam 40 profissionais que terão, no total, 40 horas de formação, sendo 10 horas realizadas pela plataforma on-line e outras 30 horas, por meio do Google-Drive, estas voltadas para a elaboração de um projeto para submissão aos órgãos de fomento, com plano de trabalho, elaboração de relatórios, leitura de textos e pesquisas. A oficina, que já foi realizada em mais de 50 municípios dos estados do Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e Alagoas, atingindo mil profissionais, está sendo realizada, este ano, em formato virtual em função da crise sanitária provocada pelo Coronavírus.

Segunda (26)
- Elaboração de projetos científicos e culturais para editais em órgãos de fomento

Terça (27)
- Planejamento estratégico