SEC promove live sobre diversidade no Dia Internacional contra a Homofobia

Palavras-chave:
Para celebrar o Dia Internacional contra a Homofobia (17 de maio), a Secretária da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira, a live "Maio da Diversidade 2022". O encontro virtual com a comunidade escolar da rede estadual integra o conjunto de ações que a SEC está realizando neste mês, com o objetivo de viabilizar o cumprimento dos direitos humanos na escola, espaço onde circulam as mais diversas identidades. Conduzida pela Diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais, a atividade foi transmitida pelo canal da Educação Bahia no YouTube.
 
 
O superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans, destacou a importância do debate sobre o tema na rede estadual. “A escola tem o papel de combater questões relacionadas ao preconceito e criar a cultura de respeito à diversidade, a partir da discussão de questões de gênero e de sexualidade no eixo curricular. A escola de base precisa fazer este enfrentamento do preconceito, possibilitando que a gente trate essas questões de forma humanizada. O preconceito é uma construção social e a escola precisa enfrentar a discussão do tema da diversidade de forma curricular”.
 
A experiência de tratar o assunto como Atividades Complementares (AC) foi levada para a live pela professora de Biologia, Shayane Chantall Rocha, do Colégio Polivalente de Amaralina. “A discussão com os estudantes em torno de questões relacionadas à diversidade, como identidade de gênero e orientação sexual, tem promovido a quebra de preconceitos, tem tido resultados positivos porque a escola tem sido um lugar de acolhimento, onde eles se sentem confortáveis”.  
 
Intermediada pela diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, a live contou, ainda, com as participações da professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Amélia Maraux, que falou sobre o papel da escola no acolhimento para a diminuição da evasão da comunidade LGBTQI+; o coordenador de Política LGBTQI+ do Governo do Estado, Kaio Macedo; que abordou a importância da parceria da SEC no sentido de promover o debate relacionado ao respeito à diversidade; e a técnica da SEC, Taila Barbosa, que apresentou o projeto “Acolher a diversidade”, que tem o objetivo de promover ações nas escolas estaduais que gerem uma cultura de respeito à diversidade. 
 
Homofobia e OMS – O 17 de maio remete ao dia, no ano de 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Até então, uma série de países ainda tratava homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a chamada “cura gay”. A data se oficializou como reforço e rememoração das lutas da população LGBTQI+ contra a violência e perseguição às quais é submetida.

Notícias Relacionadas