SEC promove serviços de Saúde para servidores em celebração ao mês da mulher

Fotos: Feijão Almeida / SEC BA
Dando continuidade à programação da campanha “Março Mulher”, com diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (18), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, serviços na área da Saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e bioimpedância; além de uma palestra sobre o tema “Cuidados preventivos com a saúde da mulher e os desafios da mulher moderna”. A iniciativa do programa “Sou + saúde”, do PLANSERV, contou com o atendimento de profissionais de Saúde como enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância das atividades. “É importante falar sobre as dificuldades e os desafios que este gênero ainda enfrenta, bem como ressaltar as conquistas e os avanços desta categoria. Vários servidores foram beneficiados pela ação do PLANSERV, que teve como objetivo medir índices corporais específicos, como o Índice de Massa Corporal (IMC), gordura, músculo e idade metabólica, de forma prática e efetiva. A ação também visou despertar a importância do autocuidado físico e sinalizar pontos que precisam de atenção ou cuidado especial”.

A recepcionista da SEC, Samarina Guimarães, fez questão de participar da atividade. “É muito importante que aconteçam este tipo de ação para podermos manter a saúde em alerta. Gostei muito do atendimento e um dos exames que mais achei interessante foi o de bioimpedância, pois tem uma relevância muito boa para a saúde”, afirmou.

A estagiária do programa Partiu Estágio, Gabriella Luck, disse que também gostou dos serviços oferecidos de forma gratuita. “Essas atividades e serviços são importantes para lembrar as mulheres de se cuidarem mais e procurarem um médico para saber como está a saúde do corpo e da mente, pois muitas acabam deixando de lado, devido à rotina corrida do dia a dia”, comentou.

Programação – No dia 22 de março, às 15h, na página do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), será realizada uma palestra sobre o tema “Violência contra a mulher: como identificar e combater?”, ministrada pela major da Ronda Maria da Penha, Teresa Raquel, e pela assistente social Beatriz Portela. A atividade pode ser conferida através do endereço: https://bit.ly/3ut8a8z. A programação do “Março Mulher” será encerrada no dia 24 de março, às 12h30, com a exibição do filme “Para sempre Alice”, no auditório da SEC.