SEC realiza formação para articuladores territoriais sobre projetos de arte e cultura

Palavras-chave:
Com o tema “A releitura da arte em tempos de pandemia”, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (17), o primeiro dia do encontro de formação dos articuladores que desenvolvem os projetos artísticos e culturais da rede estadual de ensino. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), contou com a participação de articuladores, estudantes e representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Além de ampliar a formação, a ação tem como objetivo fomentar debates e orientar o público sobre o desenvolvimento de projetos culturais nas comunidades escolares. 
 
Fotos: Pedro Moraes/ SEC BA
A formação, que continua até esta sexta (18), conta com palestras e oficinas de arte voltadas diretamente para os projetos artísticos da rede: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Dança Estudantil (Dance), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Festival Estudantil de Teatro (Feste) e Fanfarras Escolares (FE). 
 
 
De acordo com o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, os projetos possuem uma força importante para reunir de forma positiva a comunidade escolar nas unidades de ensino. “Acreditamos na alegria, criatividade e capacidade da nossa juventude, que sempre nos surpreende com algo novo. A expressão artística tem um poder transformador e evidencia as lutas comunitárias, anseios, desejos e  perspectivas de futuro. Um dos espaços mais propícios para tudo isso ser gerado é a escola pública. Espero que as comunidades se engajem nesses projetos que são capazes de realizar mudanças qualitativas na vida dos estudantes e no ensino”.  
 
Para Fred Max, 16, estudante do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Lomanto Júnior e violonista do grupo musical Sol Maior, os investimentos na arte trazem pontos positivos. “Vejo a música como a essência de tudo e sinto que ela transforma vidas. Conheço pessoas que saíram das drogas e do crime por conta da arte. Quando essa possibilidade é disponibilizada, a pessoa pode ir para um caminho melhor e ter novos horizontes”. 
 
Ícaro Santana, coordenador dos Projetos Intersetoriais da SEC, ressaltou que o encontro propõe motivar os estudantes através da arte. “As expressões culturais transformam a escola em um ambiente mais atrativo. A arte constrói uma  busca ativa e oferece mais um elemento para que o estudante permaneça no ambiente escolar e construa um sentimento de pertencimento na comunidade. Esperamos que os articuladores saiam fortalecidos da formação e sensibilizem as escolas a aderirem os programas e promovam projetos na rede de ensino”. 
 
A coordenadora pedagógica do NTE da região de Irecê, Juliana Bragança, disse que a formação é fundamental para que os projetos sejam realizados nas escolas. “Vamos repassar essas orientações aos professores, estudantes e gestores para que essas possibilidades sejam efetivadas nas salas de aula. Os territórios são ricos em suas expressões artísticas. Nós,por exemplo, temos muitos projetos interessantes acontecendo e que podem ser aperfeiçoados com os projetos de educação corporal, artística e cultural”.

Notícias Relacionadas