SEC realiza live de mobilização para inscrições do curso preparatório do Universidade Para Todos

Estudantes, professores e gestores escolares participaram, nesta quinta-feira (13), de uma live promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) sobre o programa Universidade Para Todos (UPT). O objetivo do encontro virtual foi informar os alunos da rede estadual sobre o curso preparatório do governo estadual que, este ano, está oferecendo 15 mil vagas gratuitas. As inscrições podem ser feita até o dia 22 de abril, clicando aqui. O edital do processo seletivo pode ser acessado aqui.

Mediada pela coordenadora do Universidade Para Todos na SEC, Patrícia Machado, a live contou com a participação de ex-estudantes da rede estadual que participaram do programa e, hoje, estão na universidade. Aissa Milena, da comunidade Quilombo de Galeão, no município de Cairu, contou a sua experiência com o UPT. “Fui estudante do programa em 2021 e foi muito importante no meu processo de ingresso no Ensino Superior, através do ENEM. No UPT, pude experienciar diversas oportunidades de aprendizado, conhecer bons professores e consegui uma aprovação na área de Cinema e Audiovisual, na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)”.

A também ex-aluna da rede estadual e agora estudante de Arquivologia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marina Pereira dos Santos, destacou a importância do programa na sua trajetória acadêmica. “O UPT faz parte da minha vida. Eu não consigo nem imaginar o que seria de mim, se não tivesse tido a oportunidade de participar deste programa tão importante de preparação do estudante para o ingresso no Ensino Superior”. Professor-monitor do UPT, em Feira de Santana, Jalmir Profeta, falou da importância do programa na sua carreira. “Comecei no UPT em 2019 e, desde então, a cada aula eu me sinto mais confiante para estar em sala de aula. O UPT ajudou demais a me reconhecer como educador e vivenciar os olhares dos alunos com fome por conhecimento é fantástico”.

Presente ao encontro, o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, ressaltou a importância das vagas para o fortalecimento das aprendizagens dos alunos para o ingresso ao Ensino Superior. “Estamos aqui para orientar os nossos estudantes, bem como os egressos das redes estadual e municipais, sobre a participação nesse grande programa e reforçar o nosso período de inscrição. O UPT ampliou, este ano, para 15 mil vagas visando a inclusão da juventude mais vulnerável ao acesso ao Ensino Superior. Para este ano, o retorno às aulas presenciais, depois de dois anos de pandemia, é outra grande expectativa, junto às nossas universidades parceiras. Reafirmando o lugar da educação pública da Bahia e esta grande rede que envolve Educação Básica e universidade”.

Destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior, o UPT é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As vagas são para os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes).

Sobre o UPT – Como uma das ações do governo estadual para o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, o Programa Universidade para Todos foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020. Conforme dados oficiais, até o ano vigente, o UPT já proporcionou o ingresso no Ensino Superior de 30.388 mil estudantes concluintes e egressos da rede pública e o exercício à docência a cerca de 29 mil estudantes universitários, que atuam no programa como professor/monitor. Ao longo desses anos, o UPT se consolidou nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, possibilitando aos estudantes da rede pública de ensino o acesso em diversos cursos, majoritariamente em universidades públicas.

A seleção ocorre da seguinte forma: o estudante lança as notas de Português e Matemática e o sistema soma e as classifica de acordo com o local de funcionamento e o turno que ele optou. Os candidatos aprovados e convocados para o UPT vão realizar a matrícula de 3 a 6 de maio, de forma presencial, no turno e no local que optaram para cursar. No ato da matricula, o candidato deverá apresentar os documentos relacionados no edital, entre os quais carteira de identidade,  CPF,  cartão de vacinação do Coronavírus e comprovante de residência.

Repórter: Cláudia Lessa